OBMs de Joinville e Jaraguá do Sul reeditam planos de comando e fiscalização

Em Joinville e Jaraguá do Sul, as Organizações Bombeiro Militar (OBMs) iniciaram o ano com uma intensa semana de trabalho. Aproveitando a queda sazonal dos atendimentos ao público, as equipes concentraram-se nos processos de planejamento para 2019 e os quatro anos subsequentes. Nesta sexta-feira (11/01), além de atender as demandas rotineiras de análises de projetos e vistorias, os militares realizaram uma apresentação com os efetivos locais do Plano de Comando e do Plano de Fiscalização, reeditados e atualizados para a gestão e execução da atividade técnica no próximo quinquênio, em ambos os quartéis.

Em síntese, o Plano de Comando identifica a "situação-problema" e traça um diagnóstico das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da prestação da atividade técnica nos dois municípios. O plano também apresenta um breve panorama do contexto jurídico e judicial vivenciado nos dois batalhões, estabelece princípios de atuação e, no viés mais prático, descreve quatro eixos de ação para a abordagem estratégica dos desafios mapeados, conforme segue: Eixo 1: ambiente interno de trabalho; Eixo 2: investimento em publicidade institucional positiva; Eixo 3: articulação nos bastidores; e Eixo 4: instituição de uma política transitória de vistorias em Joinville e Jaraguá do Sul.

O plano delineado para a 4ª Cia. do 7º Batalhão Bombeiro Militar segue orientações consistentes para conferir sentido, significado e senso de direção ao trabalho que será executado, além de ser flexível para se adaptar às mudanças e contingências do tempo.

A ação tem como objetivo central planejar e preparar a estrutura física (instalações, equipamentos e viaturas), a equipe de trabalho e o modelo organizacional (estabelecimento de rotinas administrativas e processos, entre outros). O Plano de Comando também visa a organização das atividades de fiscalização de segurança contra incêndio e pânico nos municípios de Joinville e Jaraguá do Sul, mediante assinatura de convênio com os Poderes Executivos locais.

Já o plano de fiscalização, um desdobramento do Plano de Comando, detalha em termos concretos as ações cotidianas que serão desempenhadas pelas Seções de Atividades Técnicas - SATs locais, levando em conta o contexto que permeia a execução da atividade nesses municípios. O documento está dividido em três seções principais – orientações gerais; assuntos técnicos; e fluxo dos processos de fiscalização – e é complementado por ordens e determinações específicas contidas nos anexos.

Créditos: B5 da 4ª/7º BBM – Joinville