Olimpíada de integração reúne Cadetes Bombeiros e Policiais

CLIQUE AQUI para ver todas as fotos.

Nos dias 12 e 13 de maio os cadetes da Academia Militar Bombeiro (ABM) e da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT) participaram da 3ª edição da Olimpíada de Integração das Academias Militares de Santa Catarina. O evento, organizado em conjunto pelos militares do Curso de Formação de Oficiais de ambas as corporações, visou estreitar os laços entre os futuros gestores e incentivar o espírito de corpo.

A atual edição contou com a participação de 130 cadetes, sendo 52 Bombeiros Militares e 78 policiais Militares, bem como dos oficiais e praças das academias envolvidas. A competição olímpica contemplou diversos esportes olímpicos (atletismo, natação, futebol, vôlei) e, ante seu caráter militar, novamente teve incluídas atividades lúdicas relacionadas com as funções policial e de bombeiro, como Pentatlo, Fórmula “Bixo”, montagem de equipamentos de combate a incêndio e revezamento aquático com resgate de vítima.

O grupamento foi dividido em quatro equipes mistas de cadetes bombeiros e policiais, denominadas Alfa (branco), Bravo (azul), Charlie (amarelo) e Delta (vermelho). A disputa das modalidades esportivas teve início ainda na quinta-feira, com o Pentatlo, consistente em um circuito com obstáculos, e terminou no entardecer da sexta-feira com a tradicional prova de cabo de guerra. Ao final, a equipe Delta sagrou-se campeã.

Este tipo de acontecimento, na visão do Comandante da Academia de Bombeiro Militar, Capitão BM Fábio Collodel, “não tem apenas o objetivo de integrar os atletas, mas sim fortalecer a união entre as Corporações desde o berço de formação do oficialato”. Já para o Cadete PM Valdir Cristóvão de Oliveira Junior, as olimpíadas têm “o objetivo de integrar os cadetes da PM e BM, para facilitar o trabalho na linha de frente das instituições, além de propiciar momentos de lazer e fomentar o espírito esportivo”.

A solenidade de abertura ocorreu no Campo Sargento RR Osmar de Oliveira Chocolate, do Centro de Ensino da Polícia Militar, com a presença do Chefe de Estado-Maior Geral da Polícia Militar, Coronel PM João Ricardo Busi da Silva, do Diretor de Instrução e Ensino da Polícia Militar, Coronel Flamarion Santos Schieffelbein, do Comandante e Subcomandante do Centro de Ensino Bombeiro Militar, Tenente Coronel BM Aldo Batista Neto e Tenente Coronel BM Guideverson de Lourenço Heisler, respectivamente, e do presidente da Associação Barriga Verde dos Oficiais – ABVO, Coronel PMRR José Wolny Souza, além de outras autoridades. A cerimônia foi marcada pelo hasteamento da bandeira nacional e acendimento da tocha olímpica pelo Cadete PM Guilherme Wolffenbütel Mariath, bem como pela benção concedida pelo capelão da Polícia Militar, Tenente Coronel PM Padre Valdemar Groh.

O desfecho do evento ocorreu na Associação Barriga Verde dos Oficiais, com a confraternização de todos organizadores e atletas e entrega das premiações, seguidos por um jantar com carreteiro.

Créditos: Cadete BM Gustavo Roesner / Fotos: Soldado BM Jackson Jacques – CCS do CBMSC