Operação “Bombeiro Audaz” desafia cadetes de Florianópolis

Os Cadetes, em formação no curso de Formação de Oficiais do CBMSC em Florianópolis, encararam mais um desafio na última sexta-feira (20/04): a operação “Bombeiro Audaz”, que teve início às 19h30min e seguiu durante toda a madrugada e manhã do sábado (21/04).

Tendo como Comandante o Cadete BM Oliveira, Subcomandante o Cadete BM Gonçalves (ambos do 3º CFO) e orientações do 1º Tenente BM Golin e do 2º Tenente BM Reis, a operação teve como objetivos treinar os Cadetes do 1º CFO, verificar o nível de suporte a esforços físicos e mentais e promover a integração ao ambiente de mata.

O percurso teve largada na trilha de Ratones - Praia do Saquinho, propiciando aos Militares a vivência em trechos de mata fechada e busca em condições reais, para casos de ocorrência complexa.

Ao chegarem no ponto marcado, um acampamento foi montado pelos Cadetes, onde também receberam uma instrução de Comando Craw (exercício em que o Militar deve arrastar-se por uma corda, simulando a travessia de um obstáculo). Os Cadetes BM Fermiano e Stüpp, do 3º CFO, foram os instrutores do treinamento.

Para encerrar o dia, os Comandantes realizaram uma oficina sobre sobrevivência na mata, abordando assuntos como obtenção de água, fogo e abrigo, além de instruir, para casos de acidentes e contenção de hemorragias com poucos materiais e torniquetes, em situações mais extremas.

No amanhecer de sábado, a desmobilização do acampamento foi concluída, dando início a uma travessia em botes pela Lagoa da Conceição, percorrendo uma distância de aproximadamente 2,4 Km. Durante o percurso, os Cadetes presenciaram o nascer do sol, motivando-os para prosseguir a jornada.

Ao final da travessia, foram oferecidos, pela primeira vez durante toda a operação, alimentos aos instrutores, Comandantes e Pelotão.

Finalizado o café da manhã, os Cadetes iniciaram uma marcha que ultrapassou a distância de 6km, com destino a Praia do Moçambique. Apesar do cansaço, o Pelotão demonstrou energia ao puxar canções Militares durante o trajeto.

Ao chegar no destino final, o Pelotão foi recompensado com uma bela vista da praia e uma atividade lúdica, que visava fortalecer o Espírito de Corpo, a amizade e companheirismo entre os Cadetes.

Por volta das 10h30min, o Pelotāo retornou ao Centro de Ensino Bombeiro Militar, onde os Comandantes da operação avaliaram e discursaram sobre o rendimento que a nova turma do 1º CFO obteve durante toda a missão.

Créditos: Texto e fotos: Cadete BM Gonçalves. Fotos:  Cadete BM Fermiano e Cadete BM Oliveira.