PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (317 palavras)

Palhoça: PM treinado pelo CBMSC salva vida de motociclista

 

 

Treinado pelo programa Bombeiro Comunitário do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o Soldado Policial Militar Marcos Ruan dos Santos, fez a diferença para Márcio Manoel da Silva, vítima de acidente de trânsito em Palhoça. O caso ocorreu pouco antes do carnaval, mas o reencontro aconteceu nesta semana.

Acionada para o atendimento de acidente de trânsito, a viatura em que estava o Soldado PM Marcos foi a primeira a chegar no local, antes da chegada da unidade avançada do SAMU. Deparando-se com o estado grave da vítima (hemorragia arterial), o militar aplicou os conhecimentos adquiridos em cursos de Atendimento Pré-Hospitalar e prestou o primeiro atendimento. Conforme o relato do médico do SAMU, a atuação do soldado foi determinante para o sucesso do salvamento.

“Aprendemos na Polícia Militar a prestar um primeiro atendimento, e busquei ainda outros cursos de qualificação, como o Bombeiro Comunitário. Certamente a experiência que adquiri prestando serviço voluntário junto ao Corpo de Bombeiros Militar foi fundamental para que eu pudesse manter a calma para fazer a coisa certa. Até hoje me dedico a esta atividade sempre que as horas de folga permitem”, explica o militar, que reside e trabalha em Palhoça.

“A gente espera que este exemplo de garra, bravura e humanidade sirva de exemplo para muitas pessoas”, disse, agradecida, a esposa de Márcio, Gilian Silva. 

 


Programa Bombeiro Comunitário

É composto de cursos gratuitos oferecidos às comunidades para preparar o cidadão para um primeiro atendimento em caso de acidentes. É dividido em três partes: Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE), Curso Avançado a Atendimento a Emergências (CAAE) e Estágio.

Para mais informações os interessados podem procurar o quartel do Corpo de Bombeiros Militar mais próximo, pois o curso é oferecido em todas as regiões de Santa Catarina.


Créditos: Texto: Soldado BM Maria Gabriela da Cunha- Jornalista- CCS do CBMSC

Fotos: Arquivo pessoal Sd PM Marcos Ruan dos Santos

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193