PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (408 palavras)

“PATAS QUE CURAM”: PROJETO DO CBMSC BENEFICIARÁ INTERNADOS NO HOSPITAL REGIONAL DE ARARANGUÁ

Toque, aconchego e aproximação. O projeto "Patas que Curam" está sendo realizado pelo 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), em parceria com o Hospital Regional de Araranguá (HRA), administrado pelo Instituto Maria Schmitt-IMAS, que prevê a visita do binômio (dupla entre bombeiro militar e cão de busca) a pacientes internados ou em fase de tratamento periódico. 

O binômio formado pelo cabo Matheus Premoli e pelo cão Bono realizarão visitas quinzenais ao HRA, com o objetivo de diminuir a sensação de estresse e ansiedade dos pacientes. A dupla, além do projeto, está à disposição da corporação para ocorrências que envolvam resgate de vítimas desaparecidas.



"Nós sabemos o quanto é difícil esse momento de internação, por isso a ideia é trazer o Bono para que eles tenham o carinho e possam amenizar um pouco a saudade de casa", afirma o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira. 



Segundo a gerente de enfermagem do HRA, Carla Cibele Silveira da Costa, o momento da visita é sempre de muita emoção. "Muitos pacientes já estão há algum tempo internados, então acabam lembrando do seu animal de estimação", ressalta. "A cão terapia é uma terapia assistida através de um cão que precisa estar devidamente treinado e vacinado, como atestado veterinário. Ela auxilia na melhora da condição emocional e diminui o nível de estresse. Só tem benefícios", finaliza. 



O Bono chegou no 4º BBM no ano de 2019 e completou quatro anos no último dia 02 de julho. A dupla fica localizada na cidade de Araranguá, na 3ª Companhia de Bombeiros Militar, onde realiza seus treinos diários e ficam de prontidão para chamados que necessitem de buscas. No último ano, já foram empregados nas buscas após deslizamentos de terra na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.


Créditos:
Texto: Manuela Silva - Assessoria de Imprensa do 4º BBM
Imagens: Divulgação CBMSC/Araranguá
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193