PESQUISAR

Blog de Notícias

8 minutos para leitura (1674 palavras)

Bombeiros desfilam em comemoração à Independência Brasileira

Além do desfile de Sete de Setembro na Capital, reunindo profissionais dos 1° e 10° batalhões, com sede em Florianópolis e em São José, respectivamente, o tradicional desfile cívico também reuniu o efetivo nos outros municípios do estado. Entre Bombeiros Militares, Comunitários e profissionais civis contratados para atuarem de forma temporária na corporação, cerca de mil pessoas desfilaram em Santa Catarina representando o Corpo de Bombeiros Militar.

 

 

2° BATALHÃO- Curitibanos

Com a ausência do desfile de Sete de Setembro em Curitibanos, o efetivo dividiu-se entre as cidades vizinhas à sede do 2º Batalhão. Em Frei Rogério e em São Cristóvão do Sul, o desfile foi incrementado com desfile motorizado e de efetivo a pé, contando com os 33 alunos do Curso de Formação de Soldados, Bombeiros Militares e Bombeiros Comunitários.

Confira como foi o desfile em outras cidades que estão sob jurisdição do 2° BBM.

 

Fraiburgo

O desfile aconteceu no Centro da Cidade, na rua principal. O Corpo de Bombeiros Militar foi representado por cerca de 50 integrantes, dentre os quais, Bombeiros Militares, Bombeiros Comunitários ativos, Bombeiros Comunitários em formação e os Bombeiros Mirins, crianças e adolescentes que receberam instruções de prevenção e segurança por meio de um curso de formação extra-escolar. Dentre as viaturas que desfilaram, teve destaque o caminhão tanque, com capacidade para sete mil litros de água, mil litros de líquido gerador de espuma (LGE) e equipado com canhão de combate a incêndio controlado por “joystik” de dentro da cabine. Destaque também para a caminhonete recentemente equipada com o “kit pick up”, conjunto destinado à atividade de combate a incêndio florestal, nos locais de difícil acesso para o caminhão ou veículos de grande porte.

 

 

Lebon Regis

Em Lebon Régis, o tradicional desfile cívico de Sete de Setembro aconteceu na Avenida Santo Antônio, no centro da cidade, reunindo escolas da cidade, entidades civis e o Corpo de Bombeiros Militar. Além de desfilar com um pelotão de Bombeiros Comunitários, viaturas e equipamentos , o projeto social de Bombeiros Mirins corroborou para o sucesso do desfile. A passagem dos Bombeiros foi bastante elogiada pela população e autoridades que participaram do evento.

 

 

 

Videira

Em Videira, os Bombeiros Militares demonstraram patriotismo ao desfilarem pelo aniversário da liberdade nacional. Os pelotões dos Bombeiros Militares foram recebidos com muitas palmas pela população que prestigiou a passagem das corporações pela avenida principal da cidade, que foi fechada para o trânsito para permitir o desfile.

 

 

 

Rio das Antas

No município, o desfile aconteceu na manhã de Sete de Setembro, reunindo moradores que acompanhavam de perto a passagem das agremiações, escolas e instituições militares. O Corpo de Bombeiros Militar desfilou com as guarnições de combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar.

 

Créditos: Tenente Luiza Fregapani- Chefe do B5- 2°BBM

 

 

3° BATALHÃO- Blumenau

O 3° Batalhão de Bombeiros Militar, "Batalhão Gustav Salinger", sediado em Blumenau, desfilou com o grupamento comandado pelo Major BM Atila Medeiros Sarte. A Corporação que neste ano completa 60 anos se destacou no desfile com 15 viaturas operacionais e administrativas, duas embarcações infláveis e uma motoaquática, além de um compressor de ar, uma carretinha de apoio logístico para intervenção em áreas deslizadas e estruturas colapsadas, um quadriciclo para apoio operacional e duas bicicletas de apoio preventivo. Participaram do desfile aproximadamente 100 pessoas dentre militares, comunitários, alunos soldados, estagiários das atividades administrativas e filhos de militares e crianças que admiram a atividade da corporação.

 

 

Créditos: Eliane Machado- Estagiária do B5 do 3°BBM.

 

Gaspar

O desfile cívico da Companhia de Bombeiros de Gaspar, integrante do 3° BBM, em comemoração ao "Dia da Independência" teve a participação dos bombeiros que marcharam sob aplausos da comunidade. Após o desfile cívico, aconteceu a solenidade de formatura do Projeto Bombeiro da Melhor Idade de Gaspar. Foram 23 formandos, que tiveram instruções sobre prevenção de acidentes domésticos, aquáticos, de trânsito e primeiros socorros. A turma leva o nome do aluno Bombeiro da Melhor Idade Olímpio Zimermann, que faleceu por problemas de saúde,  sem concluir o curso. O grupo integrou o desfile cívico do Corpo de Bombeiros MIlitar de Gaspar.

 

 

 

 Créditos: Soldado Valmir- B5 do quartel de Gaspar

 

 

4° BATALHÃO- Criciúma

 

Araranguá

No município de Araranguá, a 3° Companhia de Bombeiros Militar, integrante do 4° Batalhão com sede em Criciúma, desfilou pela manhã no Centro da cidade demonstrando espírito de orgulho e de amor à Pátria. As tropas foram lideradas pelo 1° Tenente BM Bianchi. O Comandante Interino da 3a.Companhia. O Tenente BM Vamerlati, acompanhou o desfile do palanque das autoridades. A passagem contou com um pelotão de Bombeiros Militares e outro de Bombeiros Comunitários, além de diversas viaturas. Este ano, a novidade foi a participação do SAMU no desfile da corporação militar, já que as guarnições estão atuando integradas nos atendimentos pré-hospitalares.

 

 

 

 

Balneário Arroio Silva

Na parte da tarde, o desfile aconteceu no município de Balneário Arroio do Silva. Além das viaturas operacionais e administrativas, os Bombeiros desfilaram com os pelotões operacionais e comunitários. O 1° Tenente BM Bianchi representou o Corpo de Bombeiros Militar no palanque das autoridades municipais.

 

Créditos: Sargento BM Zilli- auxiliar B5 do 4°BBM

 

 

5° BATALHÃO- Lages

 

Em Lages, sede do 5° Batalhão de Bombeiros Militar, o desfile aconteceu na Avenida Duque de Caxias reunindo escolas, instituições públicas e agremiações para comemorar a Independência do Brasil. O Corpo de Bombeiros Militar desfilou com três pelotões operacionais e com projetos junto à comunidade, como Bombeiros Comunitários, Bombeiros da Melhor Idade e Bombeiros Mirins. O ritmo foi dado pela banda dos Bombeiros Comunitários, formada por integrantes do 5°BBM de Lages. Um pelotão do SAMU também integrou o desfile. Cerca de 100 pessoas desfilaram representando o CBMSC.

 

 

 

 Veja como foi o desfile das companhias que integram o 5°BBM.

 

Ituporanga

Em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, os Bombeiros Militares foram a segunda instituição a desfilar na Avenida Nereu Ramos, no Centro da cidade, na manhã ensolarada de Sete de Setembro. Cerca de trinta pessoas desfilaram com viaturas e equipamentos, demonstrando algumas atividades realizadas pela corporação em atendimento a ocorrências e representando os programas sociais desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros Militar como o Bombeiro Comunitário .

 

 

 

 Crédito: 3° Sgt BM Andrei Fernando Montibeler

 

Correa Pinto

Em Correa Pinto, município localizado na região Serrana, a população ocupou as calçadas para acompanhar a passagem das instituições públicas e privadas e das escolas, na rua central da cidade, neste Sete de Setembro. O Corpo de Bombeiros Militar desfilou com os pelotões operacionais e com Bombeiros Comunitários, pessoas da comunidade que são treinadas para atuação em conjunto, e de forma voluntária, com os militares, no atendimento a diversas ocorrências.

 

 

Créditos: Sargento BM Otto Fritz Heinzen

 

 

6° BATALHÃO- Chapecó

 

Em Chapecó, cidade sede do 6° Batalhão de Bombeiros Militar, o desfile aconteceu em frente a Igreja Matriz. Com o tema "Brasil Nossa Pátria, Chapecó Nossa Cidade, Educação Nossa Bandeira", as escolas e instituições coloriram a avenida principal, que foi fechada para passagem das alegorias. Os Bombeiros Militares desfilaram com pelotões a pé e com as viaturas, que também transportavam crianças. Cerca de cinco mil pessoas acompanharam o desfile cívico.

 

 

Créditos: Sargento BM Ewerton de Oliveira

 

 

7° BATALHÃO- Itajaí

 

O 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí participou do desfile Cívico do 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, na última sexta - feira na avenida Beira Rio. O evento contou a presença das autoridades de Itajaí e outras entidades militares. Representando o 7°BBM desfilaram 115 pessoas, entre militares e civis, divididos em quatro pelotões, sendo: dois pelotões do Curso de Formação de Soldados, um pelotão de Bombeiro Comunitário e Guarda-Vidas Civis e um pelotão do Projeto Cidadão Consciente. Além disso, o desfile teve a participação do binômio 3º SGT RR Amorim e do Cão Ice, encerrando o desfile com as viaturas ABTR, ASU, AR e Bote Inflável BI Anchova.

 

 

 Créditos: Larissa Estagiária de B5- 7°BBM

 

 

8°BATALHÃO- Tubarão

 

Em Tubarão o 8° Batalhão de Bombeiros Militar desfilou com os alunos do Curso de Formação de Soldados, com um pelotão de efetivo operacional e com os Bombeiros Comunitários. As equipes de saúde do SAMU, que atuam de forma integrada com o atendimento pré-hospitalar também desfilaram. Cerca de cem pessoas integraram o desfile cívico do Bombeiro Militar.

 

 

 

 Créditos: Capitão Rafael- B5- 8°BBM

 

 

11° BATALHÃO- Joaçaba

 

Em Joaçaba, Luzerna e Heerval D’Oeste, o evento contou com a participação de diversas autoridades e instituições, dentre elas o Corpo de Bombeiros Militar, o qual desfilou com pelotão de Bombeiros Militares, Comunitários e Mirins, além de viaturas de combate a incêndios e resgate, atendimento pré-hospitalar e embarcações. O público acompanhou de perto todo o ato cívico, aplaudindo a passagem da instituição, a qual também foi motivo de elogios pelas autoridades que prestigiaram o desfile.

 

 

 Créditos: Asp Of BM Gustavo John Roesner – Ch B-5 do 11º BBM

 

 

12°BATALHÃO- São Miguel do Oeste

 

Em São Miguel do Oeste, o desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil iniciou às 9h30min, com duração de cerca de 45 minutos e participação de aproximadamente 800 integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícias Civil e Militar e Exército. O desfile foi aberto pela guarda de honra das bandeiras. Em seguida, desfilaram Bombeiros Militares da sede do Batalhão, os alunos Soldados que estão em formação, seguidos pelos Bombeiros Comunitários, Bombeiros da Melhor Idade e alunos do Curso Avançado de Atendimento a Emergências- CAAE. Para fechar a passagem do Corpo de Bombeiros Militar, veio o desfile motorizado, composto por uma plataforma para demonstração de resgate veicular, um quadriciclo, duas viaturas auto resgate com kit pick-up e embarcação, uma viatura auto-socorro de urgência, dois caminhões para combate a incêndio e resgate e um ônibus para transporte de pessoas.

 

 Créditos //Texto: B5 do 12ºBBM /Fotos: Silvana Toldo Ruschel.

 

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193