Prevenção de afogamentos em piscinas no Vale do Itajaí

Com a chegada das férias e do verão, o 3°Batalhão de Bombeiros Militar em Blumenau (3ºBBM) reforça o alerta para a prevenção de afogamentos, em especial o de crianças. O afogamento é um acidente comum, principalmente nesse período, em que as pessoas utilizam mais a piscina.

Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), 59% das mortes por afogamento de crianças de 1 a 9 anos ocorrem em piscinas, inclusive nas infláveis. Os dados mostram ainda que o afogamento é a segunda causa de morte em crianças, atrás apenas dos acidentes de carro. Por isso, é essencial a prevenção.

O mergulhador Sd BM Valmir Roberto Martins Junior, analisa que o primeiro passo é prevenir, para evitar futuros acidentes. “Nosso objetivo é conscientizar a população do perigo que envolve as crianças quando estão na piscina”, afirma.

A piscina é um local muito atrativo para as crianças, ou seja, é necessário um cuidado redobrado. Por isso, nunca deixe os pequenos sozinhos quando estiverem dentro ou próximo da água. Um segundo de desatenção pode ser o suficiente para acontecer uma tragédia.

“Com essa campanha de conscientização, contamos com a população para não termos afogamentos em piscinas durante este verão. O nosso principal objetivo é fomentar uma cultura de prevenção de afogamento em nossa região, e alertar as pessoas para salvar vidas”, enfatiza o tenente-coronel Luciano Mombelli da Luz, comandante do 3º BBM.

Recomendações do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catariana

Os acidentes nas piscinas podem ser facilmente evitados. Para isso, os cuidados são simples. Por exemplo: não mantenha brinquedos ou objetos próximos à piscina, eles atraem a atenção das crianças. Elas são curiosas, consequentemente, podem tentar pegar o objeto e acabar caindo. Outra dica: quando for nadar, proteja seu filho com um colete salva-vidas, pois ele fica preso ao corpo e a criança flutua na água durante todo o tempo, o que diminui o risco de um afogamento. As boias não são tão seguras, pois, podem furar ou esvaziar.

“Evite ingerir bebida alcoólica ao entrar na água, não saltar de locais elevados e não fazer brincadeiras de mau gosto. Isso são práticas que todos devem evitar, porque sempre deparamos com causas envolvendo algumas dessas situações”, afirma o Sd BM Valmir.

O CBMSC recomenda que seja instalado um cercamento de proteção em volta de sua piscina, de modo a impedir que a criança caia na água. Mesmo sendo mais comum, não use lona para fechar a piscina. Se a criança cair, pode ficar presa nela. Se morar em condomínio, solicite à administração a instalação de uma porta ou grade que impeça o acesso de crianças desacompanhadas. Vale ressaltar: o cuidado também serve para piscinas em clubes, parques aquáticos, pousadas, hotéis, estações termais e hidrominerais. Só nade em um desses lugares se tiver um guarda-vidas presente. As piscinas coletivas devem estar adequadas com as medidas de segurança conforme a Instrução Normativa 033/DAT/CBMSC.

Texto: Natiele de Oliveira Vanderlinde - Estagiária Civil
Imagens: CBMSC