PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (392 palavras)

PRINCÍPIO DE INCÊNDIO EM EDIFICAÇÃO DE OITO ANDARES NO CENTRO DE FLORIANÓPOLIS

Na tarde de quinta-feira, 27, a equipe do caminhão auto bomba tanque resgate (ABTR-186) foi acionada via central 193 para atender um princípio de incêndio em um edifício de oito andares, com aproximadamente 3000m² no centro de Florianópolis. Após a central de alarme do edifício identificar a ocorrência, houve rápida resposta da equipe de brigada de emergências do edifício, que em conjunto com o acionamento do alarme de incêndio, possibilitou a evacuação eficiente da edificação.



Ao chegar ao local, a equipe constatou que os elevadores já haviam sido travados e posicionados no pavimento de descarga, conforme os procedimentos de segurança. Em seguida, a rede de alimentação elétrica foi desligada como medida preventiva. Verificou-se que o edifício não possuía central de gás nem fazia uso de GLP na edificação, minimizando os riscos de explosões ou outros agravantes. 



A equipe precisou seguir pelas escadas, e acessar a casa de máquinas dos elevadores, no 8º andar do edifício, e foi possível constatar que o princípio de incêndio havia sido extinto, provavelmente devido à falta de oxigênio no ambiente. Identificou-se que o fogo teve origem no quadro de alimentação de um dos elevadores. 



Após a ventilação adequada do local e isolamento da área, a situação foi controlada mediante orientações aos responsáveis pelo edifício. O apoio do comandante de área do CBMSC, da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da empresa de elevadores foi fundamental para a coordenação das ações e garantia da segurança no atendimento da ocorrência.

Ressalta-se a importância crucial da presença de uma equipe de brigada bem treinada, cuja pronta atuação foi fundamental para a rápida evacuação do edifício. Além disso, o funcionamento adequado dos sistemas preventivos existentes na edificação teve um papel essencial na minimização dos danos às pessoas e aos bens materiais envolvidos.


Créditos:
Texto: cabo Tiago Moritz Andrade e bombeira comunitária Rita de Cássia Carreira
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193