Professores do CBMSC: “Conhecimento tem poder somente compartilhado”

"Conhecimento somente tem poder quando é compartilhado". A frase escrita no parabrisas de um veículo durante uma instrução internacional de resgate veicular aos bombeiros catarinenses em Chapecó, em agosto deste ano, demonstra a importância que o Corpo de Bombeiros Militar direciona ao ensino, com capacitação técnica constante dos Bombeiros e da comunidade nas mais diversas áreas, e aos professores que atuam na instituição. Para marcar a passagem do dia do Professor, celebrada nacionalmente em 15 de Outubro, o Centro de Ensino Bombeiro Militar promoveu ações de integração e de troca de experiências entre a prática da docência e os desafios de ser professor no Corpo de Bombeiros Militar.

Nesta terça-feira (9/10), o ex-comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel RRBM Marcos de Oliveira e o comandante do Centro de Ensino Bombeiro Militar, Major BM George Ferreira de Vargas em web conferência com todas as seções de ensino dos Batalhões do Copro de Bombeiros Militar do estado, abordaram os desafios de ser professor no Corpo de Bombeiros Militar. Por meio da interação virtual com perguntas eles falaram dos aspectos do aprendizado e dos processos de transmissão de conhecimentos aos profissionais da corporação militar.

O coronel RRBM Oliveira explica que o ofício do professor mudou muito com o advento das comunicações e da transmissão de informações amplas e em tempo real. “ Atualmente, o professor não é apenas mais um fornecedor de conteúdo ou alguém que domina bem o assunto, ele é um facilitador de oportunidades ao aprendizado e à prática.” Sobre as dimensões do saber, o coronel explica a aprendizagem sob três pilares fundamentais: A capacitação teórica, o fazer que leva à prática e o atitudinal, que compreende a postura e os valores do profissional Bombeiro Militar frente aos atendimentos prestados. Para ele, “o aprendizado somente faz diferença quando muda a pessoa, se mudou temporariamente, então não é aprendizado.”

Outra ação realizada pelo Centro de Ensino para celebrar o dia dos professores foi uma confraternização, nesta quarta-feira (10/10), com um café da tarde, em que os profissonais da docência se reuniram para trocar ideias. Para finalizar as comemorações, foi realizado o plantio de árvores no Centro de Ensino da corporação.

Clique aqui e veja mais fotos do café e do plantio de arvores no CEBM

Krislei Oechsler- Jornalista

Corpo de Bombeiros Militar.