PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (473 palavras)

PROGRAMA DE CINOTERAPIA INICIA EM CHAPECÓ

Uma parceria entre o Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina (CBMSC) e a clínica escola da fisioterapia da Unochapecó - Estágio de Fisioterapia Neurofuncional - possibilitou o início de um programa de Intervenções assistidas por cães em Chapecó.

26 11 chapecó
A Cinoterapia apresenta benefícios psicológicos, pedagógicos e motores. Através do contato direto com os animais nas atividades e brincadeiras, as crianças desenvolvem o lado afetivo e podem desenvolver atividades motoras estimulando o interesse e a satisfação da criança em aceitar o tratamento. As atividades estão sendo realizas com crianças com autismo, paralisia cerebral e síndrome de down.

O primeiro encontro aconteceu na última terça-feira, 23/11. Os encontros acontecerão a cada 15 dias na sede do quartel de Chapecó.

26 11 chapecó2
“Não é qualquer cão que pode participar de um projeto como este, já que exige paciência e tranquilidade do animal. É preciso que ele passe por alguns testes e até cursos. Por isso, no CBMSC, é uma regra que os cães sejam certificados, já que na prova de certificação são cobradas técnicas de obediência e destreza”, explica o Presidente da Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, Tenente Coronel Walter Parizotto.

26 11 chapecó1
A Terapia Assistida com Cães (TAC) é um dos braços das Intervenções Assistidas por Animais (IAA), que também englobam atividades assistidas por animais e a educação assistida por animais. No caso do CBMSC, restringe-se exclusivamente a cães, foi iniciada em 2004, na APAE de Xanxerê e já foi realizada em São Miguel do Oeste, Maravilha, Xanxerê, Itajaí, Tijucas e São José.

A Supervisora de estágio em Fisioterapia Neurofuncional, Michele Cristina Minozzo dos Anjos, comenta sobre a parceria: “Estamos muito felizes com essa parceria em colaborar no desenvolvimento dessas crianças e famílias muito especiais”.

O Davi Gois é um dos assistidos pelo programa. “Nós amamos; nossa foi maravilhoso, super interessante. Você ver seu filho com paralisia interagindo com a Malu, não tem como você não gostar. O Davi estava calmo, tranquilo, passando as mãozinhas na Malu. Foi emocionante, pois achamos que ele ficaria assustado. Agradecemos ao pessoal do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina", a professora Micheli e suas alunas relataram a emocão dos pais do Davi, Grazi e Dyeison.

26 11 chapecó3
Os programas de TAC estavam interrompidos devido à pandemia da COVID-19, porém, com o aumento das taxas de vacinação e flexibilização dos protocolos sanitários, surge a oportunidade para que o CBMSC possa voltar a trazer este serviço à sociedade catarinense; sempre respeitando as medidas de segurança necessárias.

Créditos:
Texto: Tenente Domingos / Michele Cristina Minozzo dos Anjos - UNOCHAPECÓ
Imagens: Emanuelli de Lima
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193