PESQUISAR

Blog de Notícias

4 minutos para leitura (712 palavras)

Projeto Golfinho conclui expansão em Santa Catarina

Santa Catarina recebe todos os verões um grande número de turistas que chegam principalmente ao litoral, no período de férias. Com isso, o número de acidentes ligados aos banhos de mar, piscinas e rios cresce significativamente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), boletim 2019, o afogamento é a segunda causa de óbito em vítimas de 1 a 4 anos de idade e terceira causa de 5 a 14 anos.

30.10 ProjGolfinho

 

Com intuito de reduzir e até mesmo acabar com estas tristes estatísticas foi criado, pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), o Projeto Golfinho, um Programa de Conscientização e Prevenção sobre os Perigos dos Ambientes Aquáticos, Cidadania e Meio Ambiente, que possui a finalidade de educar o público infanto-juvenil (entre 9 e 13 anos de idade) orientando de maneira lúdica os participantes sobre a utilização segura das praias, rios, lagoas e piscinas.


30.10 ProjGolfinho2


Além de educar e conscientizar os jovens, o projeto possui caráter social e integrador, incentivando o convívio harmônico entre as pessoas e o meio ambiente. As primeiras turmas foram formadas na Operação Veraneio 1998/1999, no município de Itajaí. Até o presente ano, mais de quarenta e três mil crianças já foram capacitadas nas principais praias do litoral catarinense.


30.10 ProjGolfinho3


Baseado nos impactos positivos da experiência, o Comando do CBMSC entendeu que o programa deveria atender também as regiões não litorâneas do estado, tendo em vista que 70% dos afogamentos no Brasil ocorrem em água doce (rios, lagos e piscinas), segundo dados da Sobrasa.

Desta forma, em fevereiro de 2017, a Coordenadoria de Programas Comunitários do CBMSC recebeu a missão do Comando-Geral de coordenar o processo de ampliação das ações de prevenção dos acidentes em ambientes aquáticos.

30.10 ProjGolfinho4


A então Cabo BM Krueger, através da Câmara Técnica do Projeto Golfinho, coordenou o processo iniciado com o deslocamento até a região do Batalhão de Chapecó, juntamente com o Guarda-vidas Civil Glaunei do 1º Batalhão Bombeiro Militar, afim de executar o piloto do Projeto Golfinho no município.

Acompanhados do 1º Sargento Huning, designado pelo Comando do 6º Batalhão, foram formadas 150 crianças nas cidades de Chapecó e Itá.

30.10 ProjGolfinho5

 

Após o período da execução do projeto em pequena escala, a Coordenadoria promoveu uma reunião na sede do 6º BBM com os Comandantes dos Batalhões da 3ª Região de Bombeiro Militar (Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê), na qual a 3º Sargento Krueger apresentou a experiência, resultados alcançados e as metas do CBMSC.


No encontro, foram discutidas as especificidades da região e as formas de atuação, a fim de não descaracterizar o programa já institucionalizado. A partir daí, as estratégias para expansão do Projeto Golfinho foram definidas, ampliando com isso as abordagens relacionadas à realidade de rios, cachoeiras, piscinas, entre outros.

Na temporada seguinte (2017-2018), algumas turmas do programa foram executadas em Chapecó, Itá, São Miguel do Oeste, Mondaí e Itapiranga, capacitando 380 crianças.

30.10 ProjGolfinho6


Ao final de 2018, a Coordenadoria promoveu o 1º Curso de Instrutor do Projeto Golfinho para os Batalhões da 3ª Região, ministrados pela Sargento Krueger e Sargento Jéssica, o curso foi um marco no processo pois habilita os instrutores, Guarda-vidas Militares, Guarda-vidas Civis e Bombeiros Comunitários a trabalharem com as crianças de forma coordenada, com os objetivos do programa.

Nos dias 16 e 17 de outubro deste ano, foi realizado o Curso de Instrutor do Projeto Golfinho na 2ª região envolvendo os BBMs de Lages, Canoinhas, Curitibanos e Joaçaba, fechando assim a expansão do programa para toda área atendida pelo CBMSC.

Na última temporada (2018-2019), foram capacitadas 6.222 crianças em todo o estado catarinense. Para a próxima temporada (2019-2020), a meta do CBMSC é capacitar 10 mil crianças em todo o estado catarinense.

30.10 ProjGolfinho7

 

A metodologia utilizada no Projeto Golfinho consiste, basicamente, em oficinas específicas ministradas com o auxílio de um “kit pedagógico” desenvolvido especialmente para o projeto, que conta com brincadeiras e jogos educativos.

Após cada tema ser exposto pelo instrutor, tem início a fase recreacional do Projeto Golfinho, com brincadeiras dirigidas às crianças, que reforçam o aprendizado. Ao final do projeto, ocorre a formatura e as crianças recebem um certificado de participação e firmam o lema do projeto, “Água no umbigo, sinal de perigo!”



Créditos: Sargento BM Glaucia Krueger
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193