Promoção de oficiais e praças do CBMSC é celebrada com homenagens

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em conjunto com a Polícia Militar de Santa Catarina realizou na manhã desta quinta-feira (31), a solenidade de promoção de oficiais e praças do CBMSC e PMSC. Durante o ato, foram prestadas homenagens à militares, civis e entrega de medalhas. A cerimônia ocorreu no Centro de Ensino da PM – CEPM – em Florianópolis. Ao todo, foram promovidos em todo o Estado 52 oficiais e 14 praças do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, além de 13 oficiais e 133 praças da Polícia Militar.

A cerimônia contou com a presença do Governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, Secretário de Segurança Pública e Comandante da PM, Coronel PM Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior e Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM João Valério Borges, além de autoridades militares, civis e familiares.

Homenagem do CBMRS

Em 2014, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul anunciou através do secretário de segurança, à época, Airton Michels, a separação da Brigada Militar. A corporação gaúcha solicitou informações sobre o processo de desvinculação ocorrido no CBMSC em 2003, e em reconhecimento ao apoio e colaboração recebidos, prestou homenagem ao CBMSC com a entrega de uma placa ao Comandante-Geral, Coronel BM João Valério Borges.

Diante da homenagem, o Governador do Estado e Coronel BM RR, Carlos da Silva Moisés, agradeceu a visita da corporação vizinha e declarou sentir-se feliz e satisfeito com a entrega da honraria ao CBMSC: “este agradecimento demonstra a parceria que os estados brasileiros têm entre si no que diz respeito aos Bombeiros Militares e a cooperação que Santa Catarina promoveu junto ao processo de emancipação dos Bombeiros do RS, que hoje tem sua autonomia. Temos certeza que seguirão um excelente caminho na melhoria dos seus serviços, pois a emancipação é uma experiência que deu certo em todo o Brasil. A vinda dos Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul enaltece Santa Catarina para nos tornarmos cada vez mais presentes em todos os estados, em cooperações e no recebimento de apoio quando se fizer necessário”, conclui o Governador.

Para o Tenente Coronel BM Walter Parizotto, um dos homenageados pela ABERJ - Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul e CBMRS, o reconhecimento da corporação gaúcha foi gratificante. “Nós (CBMSC) já vivemos esta situação e também precisamos de apoio no processo de emancipação. Me sinto muito feliz, tanto em poder contribuir tecnicamente com a corporação do RS, como em receber essa homenagem”.

O CBMRS também realizou a entrega de medalhas comemorativas aos 10 anos da Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul aos oficiais do CBMSC que tiveram papel de destaque e contribuíram na emancipação da corporação gaúcha. Foram agraciados:

- Coronel BM João Valério Borges;
- Coronel BM RR José Cordeiro Neto;
- Coronel BM César de Assumpção Nunes;
- Coronel BM Alexandre Corrêa Dutra;
- Tenente Coronel BM Walter Parizoto.

Atos de promoção:

Na solenidade, foram promovidos oficiais ao posto de Coronel, Capitão por antiguidade e merecimento e 1º Tenente por antiguidade e merecimento, além da ascensão de praças à Subtenente BM. Durante um discurso aos promovidos, o Secretário de Segurança Pública e Comandante da PM, Coronel PM Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior parabenizou os militares e declarou que “diferente de outras profissões, a ascensão na carreira militar é exposta na farda de cada profissional, como forma de materializar o orgulho em contribuir e engrandecer a corporação”, afirmou o Coronel.

Encerrando a cerimônia, o CBMSC realizou o tradicional banho de batismo aos oficiais e praças promovidos, oficializando o término da cerimônia.

Confira a galeria completa de fotos clicando aqui.

Créditos: Fotos: Soldado BM Jackson Jacques. Texto: Mônica Andrade – Estagiária.