PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (465 palavras)

Provas de Obediência e Destreza testam habilidades de binômios do CBMSC

 

A utilização de cães nas operações de busca e resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina já demonstrou êxito em inúmeras ocorrências com localização de pessoas, cadáveres e salvamento de vítimas. Entretanto, o emprego de cães é atividade que exige dedicação intensa  nos treinamentos diários e na aplicação das técnicas de controle e domínio do condutor sobre o animal. Nesta quinta-feira (20/09), na sede da Floresta Nacional de Três Barras, os binômios do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foram avaliados nas provas de Destreza e Obediência.

 


 

Aos comandos dos condutores, os cães tinham que cumprir uma sequência de nove exercícios, enquanto os árbitros avaliavam o desempenho da dupla.

 

 

As provas aconteceram numa área com obstáculos, montada especialmente para execução dos exercícios. A sequência da execução dos exercícios era sorteada pelo condutor antes do começar as provas.

 


 

Os exercícios eram iniciados por dois binômios simultaneamente. Enquanto um cão era avaliado na execução das provas de campo, o segundo animal deveria permanecer num local indicado pelo árbitro, sob o comando do condutor.  

A prova de Obediência e Destreza consiste em submeter o cão às seguintes tarefas:

 

_ Túnel: entrar e sair por um túnel de cerca seis metros sem visualização, apenas seguindo o comando do condutor.

 

_ Prancha Instável: deslocar sobre uma prancha rígida, que se move, para testar o equilíbrio do animal.

 

_ Escada Horizontal: o cão precisa andar sobre os degraus de uma estreita escada e aguardar o condutor para descer.

 

_ Controle à Distância: o condutor deve demonstrar que o cão obedece seus comandos mesmo estando distante dele.

 

_ Recuperação de Objeto:  o condutor lança um objeto e ao dar o comando o cão deve buscá-lo e trazê-lo para as mãos do condutor.

 

_ Condução Sem Guia: o condutor realiza um deslocamento e o cão deve caminhar ao lado dele, obedecendo aos comandos sem se distrair com outras pessoas ou com outros cães que lhe são apresentados ao longo do percurso.

 

_ Direcionamento à Distância: consiste em fazer o cão se deslocar para uma direção apontada pelo condutor e subir sobre uma mesa, descendo e deslocando para outra direção mediante comandos.

 

_ Carregamento do cão: o condutor precisa carregar o próprio cão por cerca de dez metros e entregá-lo a um desconhecido, que posiciona o cachorro no solo e este retorna ao condutor mediante comando.

 

_ Deitado com Distração: o cão permanece deitado por todo tempo, à distancia de seu condutor, apenas observando a execução dos exercícios sendo feitos por outro cachorro.

 

Nas provas realizadas na manhã de hoje, todos os binômios foram aprovados, seguindo para a última prova: Busca Rural Diurna.

 

Créditos: Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Imagens: Jackson Jacques- Soldado BM

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar.

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193