Provas do Desafio de Resgate Veicular simulam acidentes de trânsito

Treinar o resgate de vítimas politraumatizadas em acidentes de trânsito é o que motiva Bombeiros Militares e Voluntários de Santa Catarina a participarem ativamente do Segundo Desafio Catarinense de Resgate Veicular, que começou hoje (20/04) e vai até amanhã (21/04), no Centro de Eventos de Joaçaba, no Oeste catarinense. A ideia de construir cenários que simulam acidentes de trânsito, o mais possível da realidade, acontece para que os profissionais possam aprimorar e demonstrar os conhecimentos técnicos em resgate. Pois,segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o Brasil ocupa a quinta posição como País em que mais morrem pessoas vítimas do trânsito.

Nos cenários, serão usados cerca de de 50 veículos, que já foram baixados e tirados de circulação, que foram doados pela Receita Federal para que pudessem ser preparados para as provas. Alguns veículos foram amassados e colapsados antes de serem colocados nos cenários das provas.

Para que os avaliadores possam analisar os critérios Médicos de atendimento, as vítimas (todas pessoas voluntárias da comunidade), são maquiadas e recebem um rol de sinais e sintomas que precisam ser descritos ou apresentados para os socorristas na hora do resgate, como índice de batimentos cardíacos e de respiração, nível de consciência, aparência, entre outros. As maquiagens são feitos pelo Sargento BM Aurélio do 11ḄBM de Joaçaba.

Como acontece a avaliação das equipes

Os avaliadores acompanham de perto o desenvolvimento de cada equipe e analisam cada uma com os seguintes critérios:

Técnico- que leva em conta o método usado pela equipe para chegar à vítima e proceder ao desencarceramento;

Comando- liderança do comandante da equipe que tanto coordena a cena de emergência, como decide a técnica usada; e

Médico- que considera os procedimentos pré-hospitalares adotados para reanimar a vítima ou garantir sua estabilização na cena do acidente, até ser conduzida até alguma unidade hospitalar.

As manobras Rápidas estão sendo avaliadas pelos seguintes profissionais: Major Rodrigues- Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo, Capitão Gabriel do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná e Tenente Passarinho do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

As provas Complexas têm como avaliadores: Major Maurício- do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul; o Capitão Contreiras, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro e Enfermeiro Anderson, da empresa BRVida.

Todos os avaliadores são Bombeiros Militares ou profissionais de emergência filiados à ABRES- Associação Brasileira Resgate e Salvamento. Entidade no Brasil responsável pela padronização e disseminação dos protocolos internacionais de atendimento e resgate de vítimas.

Acompanhe-nos em nossas redes sociais:

Facebook: @CBMSC

Instagram: cbmscoficial

Titter: C_B_M_S_C

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos: Soldado BM- Jackson Jacques

Corpo de Bombeiros Militar.