PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (535 palavras)

QUARTÉIS DO CBMSC NO OESTE ATENDEM A DIVERSAS OCORRÊNCIAS DE INUNDAÇÕES E ENXURRADAS NO FERIADO DE FINADOS

No amanhecer da última quinta-feira, 02, as unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) no Oeste, foram acionadas em diversos municípios para atender ocorrências relacionadas a pontos de inundações e enxurradas pelo aumento repentino do volume de alguns rios.

O município de Quilombo foi um dos mais atingidos, assim como Jardinópolis e São Domingos. Alguns pontos registraram mais de 114 mm de precipitação em menos de 12 horas, elevando consideravelmente o nível da água no curso desses afluentes que cortam as cidades (não se descarta uma cabeça d'água). 



Por volta das 5h, muitas pessoas foram pegas de surpresa em suas residências. Alguns resgates foram realizados, principalmente em Quilombo e São Domingos, com a remoção de pessoas com o uso de botes. Uma vez que o nível do rio subiu e baixou em questão de poucas horas, não houve registro de vítimas de maior gravidade.

Diversos estragos ainda são somados, tais como: queda de pontes; ruas, residências e comércios atingidos pela lama; veículos arrastados; abastecimento de água interrompido e um deslizamento no trevo sul de formosa do sul às margens da SC-157 prejudicou o fluxo de veículos. 



Entre os dias 02 e 03, a chuva continuou. A Força-Tarefa (FT-14) permaneceu em pronto emprego no quartel em São Domingos para apoio com emergências envolvendo água. O nível do rio Chapecó diminuiu e não houve necessidade de remoção de pessoas de suas residências. Alguns locais tiveram seus acessos bloqueados.

Em Ponte Serrada foram registrados alagamentos pontuais com algum apoio realizado pela equipe, sem maiores prejuízos. Em Xanxerê o nível do rio causou alagamentos pontuais em algumas ruas. Irati registrou alagamento expressivo mas sem vítimas. Em Quilombo da mesma forma, o nível do rio oscilou e casas que já haviam sido invadidas no dia anterior foram novamente atingidas (de forma mais branda). Não houve atendimentos além de orientações. Houve queda de árvore com obstrução de via em Campo Erê.



Ao longo da sexta-feira, o trabalho de restabelecimento permaneceu, caminhões da 2ª companhia (São Lourenço do Oeste e Quilombo) atuaram em Quilombo e Irati para auxílio.

O volume de chuva foi elevado mas espalhado por um período grande de tempo. No fechamento deste texto, ainda há riscos, principalmente de deslizamento de massa em locais de ocupação desordenada.


Créditos:
Texto: 1º tenente Daniel Massarotte
Imagens: Divulgação/CBMSC - 14ºBBM
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193