RCP Days reúne bombeiros e profissionais da saúde em Rio do Sul

08.10 RCPDays2

Com objetivo preventivo de instruir e divulgar conhecimentos técnicos e procedimentos de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina participou do "RCP Day" – Dia da Reanimação Cardiopulmonar em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí.

Durante o último sábado (5), foram criadas oficinas de instrução de procedimentos de RCP adulto e pediátrico, oficinas de Ovace (Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho), aferição de pressão arterial, exames de glicemia e avaliação física, além de aulas de alongamento, exposição de materiais e viaturas oficiais.

08.10 RCPDays3

O evento contou com auxílio de todas as Organizões Bombeiro Militar (OBM) da 3ª/5º BBM e do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) com apoio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde do município, Universidade do Alto Vale do Itajaí (Unidavi) e outras entidades públicas e privadas da região do Alto Vale do Itajaí.

08.10 RCPDays5

Segundo o Comandante Interino da 3ª/5º BBM, 1º Tenente BM Rubens, a cooperação entre as equipes refletiu na capacitação de centenas de pessoas em um único dia.

"Por meio da integração entre bombeiros militares, Samu, bombeiros comunitários, mirins e voluntários, estudantes de medicina, enfermagem, técnicos de enfermagem e outros profissionais, conseguimos promover o conhecimento preventivo em um dia de muito aprendizado e orientação, afirmando o tema do RCP Day: Suas mãos podem salvar vidas”.

08.10 RCPDays4

Participaram do evento: 27 Bombeiros Militares, 15 Bombeiros Comunitários, 23 Profissionais do Samu, 12 Bombeiros Mirins e 121 profissionais de outras instituições, totalizando 203 participantes. Cerca de 3 mil pessoas compareceram no evento e 1560 pessoas foram capacitadas nas oficinas.

08.10 RCPDays

Créditos: Soldado BM Bárbara Elisa da Silva Nascimento – Auxiliar de B5 da 3ª/5º BBM