PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (490 palavras)

Resgate em elevadores: bombeiros do Alto Vale recebem instrução

 

 

O efetivo do 3º Batalhão (com sede em Blumenau) participou de uma instrução de salvamento em elevadores na última semana. O Sr Gilberto Vieira, técnico em manutenções de elevadores há mais de 25 anos, repassou um pouco de sua experiência aos participantes. Ele abordou aspectos relacionados aos acidentes provocados por quedas de energia e mau funcionamento dos equipamentos.

 

Após abordagem teórica, os instruendos visualizaram na prática quais procedimentos devem ser realizados para obtenção de acesso às vítimas presas. Alguns prédios do município de Blumenau, com sistemas diferentes de elevadores, foram visitados pelo técnico Gilberto acompanhado do efetivo composto por 41 Bombeiros Militares e Comunitários.

 

O propósito da instrução é a capacitação continuada dos profissionais de segurança, e o aprimoramento técnico no atendimento emergencial envolvendo salvamento e resgate.

 

 

Dicas de segurança do que fazer em caso de emergência envolvendo vítimas presas em elevadores¹:

1 - Antes mesmo de acontecer um incidente com o elevador, observe se o equipamento de seu prédio ou empresa traz, fixada na parede da cabine, placa com os contatos da empresa responsável pela manutenção do maquinário, do Corpo de Bombeiros e do edifício. Caso não tenha, faça a solicitação ao síndico.

2 - Quando o elevador enguiça, alguns passageiros têm a reação de tentar abrir a porta. O que não é correto, pois eles podem acabar provocando acidentes. No lugar de mexer nas portas ou no teto, acione o alarme, interfone para a portaria, telefone para algum vizinho ou parente, chame pelo zelador, mas não tente intervir.

3 - Os elevadores não são totalmente vedados, como alguns imaginam. Mas há, de fato, uma restrição de ar. Portanto, caso esteja acompanhado de outros passageiros, evitem falar muito. Procure saber se há algum asmático ou pessoa que tenham algum outro problema respiratório, se for você e estiver acompanhado, informe os demais passageiros.

4 - O resgate não deve ser feito por zeladores nem porteiros. Ambos não são habilitados a fazer tal procedimento. Mesmo com o elevador desligado, os riscos de acidentes são altos. Os funcionários do edifício e síndicos devem acionar a segurança e o Corpo de Bombeiros e conversar com os passageiros que estão presos, mantendo-os informados até a chegada do resgate.

5 - Se você for síndico, zelador ou morador e estiver ajudando no socorro, procure repassar para os profissionais de resgate o número e as condições de todos os passageiros.

6 - Após o resgate das vítimas, o elevador deve permanecer interditado e com as portas dos andares travadas, para evitar que outras pessoas se acidentem. O equipamento só deve voltar a funcionar depois de liberação da assistência técnica.

7 - Os edifícios devem contratar empresas credenciadas para manutenção periódica de seus elevadores. Caso contrário, o síndico ou administrador poderá ser responsabilizado pelas consequências da má conservação.

¹ Infoglobo Comunicação e Participações S.A

 

Créditos: Aspirante a Oficial BM Jefferson Luiz Machado - Chefe da Comunicação Social do 3º BBM

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193