RIO DO SUL REALIZA AÇÕES DE PREVENÇÃO NA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

Entre os dias 18 e 25, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Rio do Sul, acompanhado dos demais órgãos de segurança pública, participou da Semana Nacional de Trânsito 2022.

A Semana Nacional de Trânsito tem o objetivo de incentivar, junto à sociedade, um trânsito mais seguro por meio da conscientização de condutores, passageiros, ciclistas e pedestres. É o momento em que todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito promovem ações de educação e de conscientização para a segurança no trânsito.

Atividades desenvolvidas

No dia 18 foi realizado um passeio ciclístico alusivo ao Dia Mundial Sem Carro que propõe uma reflexão sobre o uso excessivo dos automóveis e os danos ao meio ambiente.

Nos dias 20 e 22 foram realizadas orientações de trânsito para transportes coletivos e veículos pequenos nos postos da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar Rodoviária Estadual.

Já no dia 21, foi realizado um simulado de atendimento a um acidente de trânsito, em frente a Prefeitura Municipal de Rio do Sul, envolvendo os órgãos de trânsito e de segurança pública. O cenário retratou uma colisão entre automóvel e motocicleta, com duas vítimas, na qual a equipe de plantão do CBMSC, com o uso de técnicas de resgate veicular e atendimento pré hospitalar, realizou o atendimento e a condução das vítimas até o ambiente hospitalar.

Com o objetivo de conscientizar a população para que tenham responsabilidade, respeitem as normas e tenham atenção na hora de dirigir, esta ação teve o propósito de destacar a logística de trabalho das equipes envolvidas no atendimento dos acidentes.

O simulado teve a participação das seguintes instituições: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Departamento Municipal de Trânsito de Rio do Sul, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar Rodoviária Estadual.

Texto: cabo Bárbara Elisa da Silva e agente temporário Regina Knopf
Imagens: Divulgação CBMSC/Rio do Sul