PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (388 palavras)

Seção de Atividades Técnicas do 1ºBBM vistoria Aeroporto Internacional de Florianópolis

A equipe de vistoriadores formada por oficiais e praças da Seção de Atividades Técnicas (SAT) do 1º Batalhão Bombeiro Militar realizou na última sexta-feira (26), a vistoria de Habite-se do novo Terminal Internacional de Florianópolis. Com previsão de inauguração em outubro, a obra está em fase final de construção e possui cerca de 44 mil metros quadrados, dos quais 40.600m2 são de área considerada objeto de vistoria do CBMSC.

 

31.07 VistoriaAeroporto

 

Entre os sistemas preventivos, destaca-se o Sistema de Alarme e Detecção, sincronizado com outros aparatos. Em lojas instaladas nas dependências do aeroporto com utilização de gás combustível, por exemplo, será incluído um sensor para medir a concentração de gases determinados, entre eles o butano e o metano. Quando a resposta dos sensores ultrapassar um nível pré-determinado (25% do limite inferior de explosão) um alarme será enviado para a central de incêndio. Confirmado o vazamento, em cerca de dois minutos será fechado o registro de corte de forma automática.

 

31.07 VistoriaAeroporto1

 

Outra integração entre sistemas é a proteção das rotas de fuga. Caso seja acionado o alarme de incêndio, cortinas protetoras fabricadas por materiais retardantes e não propagantes ao fogo são acionadas e descem de compartimentos discretos no teto, bloqueando a ação do incêndio e permitindo a saída por rotas seguras. Neste conceito, há espaços na edificação em que são previstos mais de 400 pessoas simultâneas no mesmo ambiente.

 

31.07 VistoriaAeroporto2

 

Em determinados pontos do aeroporto visíveis nas torres de embarque e nos acessos que interligam as plataformas de embarque ao avião, o Sistema de Saída de Emergência foi planejado para operar em dois modos: o primeiro modo é para situações cotidianas; já no segundo, em casos de acionamento do alarme de incêndio, as portas automáticas de vidro são recolhidas e entram em ação as portas corta fogo que estavam em segundo plano. Neste caso, o fluxo de pessoas é direcionado para as áreas externas da edificação.

 

31.07 VistoriaAeroporto3

 

Além das Instrução Normativas do CBMSC, a construção segue outros regulamentos estipulados pela Agência Nacional de Aviação Civil e preceitos internacionais. O novo aeroporto de Florianópolis (Aeroporto Hercílio Luz) está sendo construído pela concessionária Floripa Airport, vencedora da licitação aberta pela Infraero e a previsão de inauguração e operação é para outubro de 2019.

 

Créditos: B5 do 1ºBBM
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193