PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (404 palavras)

SEGUNDA SEMANA DO MÓDULO DE APH DO CFP EM RIO DO SUL TERMINA COM DINÂMICA FORA DA SALA DE AULA

Os alunos do Curso de Formação de Praças (CFP), lotados em Rio do Sul, finalizaram hoje, 15, a segunda semana do módulo de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) com dinâmicas práticas fora do quartel. Após a aula teórica de "Parto Emergencial" os futuros socorristas puderam vivenciar uma simulação dessa situação graças a uma parceria formada com o Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). 



Por meio da utilização dos equipamentos tecnológicos dos cursos da área da saúde que a UNIDAVI dispõe, os alunos soldados tiveram a oportunidade de visualizar e treinar o procedimento padrão realizado em ocorrências desse gênero, que corriqueiramente são atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Uma das dinâmicas realizadas envolvia uma SimMom, um simulador de parto constituído por um manequim de corpo inteiro de mãe e bebê com funcionalidades avançadas, como a simulação de contrações, movimentos de expulsão de feto e sons característicos do momento do parto. Além disso, outros equipamentos proporcionaram aos alunos o treinamento nas situações onde o parto não ocorre como o planejado, como quando há apresentação pélvica do feto, prolapso do cordão umbilical ou quando o cordão umbilical está envolvendo o pescoço do bebê. 



Segundo uma das instrutoras do módulo, a soldado Raquel Baade, "a aula prática é essencial para os alunos consolidarem o conhecimento adquirido na teoria, aplicando-o em situações reais. Ela proporciona uma experiência mais completa e enriquecedora do trabalho de parto, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades práticas e melhorando o aprendizado de forma significativa. Graças ao apoio da UNIDAVI conseguimos proporcionar aos alunos soldados essa experiência".



Ao longo desta segunda semana de instruções de APH os alunos aprenderam também sobre os diversos tipos de trauma, em diferentes partes do corpo e como tratá-las, como fazer corretamente a manipulação e o transporte de vítimas, quais são as emergências clínicas atendidas pela corporação, o que são as emergências de intoxicação e procedimentos de atendimento e biossegurança.


Créditos:
Texto: aluna soldado Isabella Cremer
Imagens: Divulgação CBMSC/Rio do Sul
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193