Segurança: Simulado mobiliza cerca de 280 pessoas em Palhoça

Quem passou pela BR 101 na altura do bairro Passa Vinte, em Palhoça, nesta manhã (6/6), percebeu a movimentação de viaturas e de Bombeiros em frente ao comércio local. O motivo foi a realização de um simulado de abandono de local de risco realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar, em parceria com as brigadas de incêndio do Supermercado Giassi, Shopping Via Catarina e Slaviero Hotéis. Entre Bombeiros Militares, Comunitários, profissionais das empresas participantes e público, cerca de 280 pessoas participaram da atividade.

Os clientes e o público que estava dentro do supermercado, do hotel e do Shopping também participaram do treinamento se deslocando para uma área segura, conforme orientação dos brigadistas que organizaram o treinamento. A cena de emergência simulava uma explosão com vazamento de gás natural. “Assim, aos poucos fomos conduzindo os clientes do supermercado para a saída pela porta principal e os funcionários, que estavam na área de estoque ou na parte posterior edificação, usamos as saídas de emergências”, explicou o brigadista Giovani, que trabalha no Supermercado Giassi.

Uma vítima simulada também foi maquiada, como se tivesse tido lesões em decorrência da suposta explosão. Ela foi socorrida pelos brigadistas e depois pelo Corpo de Bombeiros Militar, usando os protocolos internacionais de atendimento.

Durante o treinamento, um técnico da SC Gás, empresa responsável pelo abastecimento de gás natural nas empresas participantes, foi acionado pelos brigadistas. Ele participou do treinamento explicando aos funcionários como procederem para fechamento dos registros de gás do local.

O Tenente Marcelo Pereira, comandante do Pelotão de Bombeiros Militar de Palhoça, disse que, anualmente, a corporação busca algum tipo de treinamento para manter o preparo técnico e a integração entre os profissionais brigadistas e os Bombeiros. “A ideia é também constatar como se procede a interação com as agencias municipais de segurança. O treinamento de hoje contou com a participação da Defesa Civil Municipal e Guarda Municipal de Trânsito, que atuaram dentro do gerenciamento e análises de riscos, como no controle dos acessos e do trânsito local,” explicou.

O Tenente Oscar Barbosa, que atua na Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar também participou do evento, avaliando a atividade sob a ótica das atividades técnicas. Ele disse que durante o treinamento, foi possível verificar in loco a execução dos trabalhos e a aplicação das Instruções Normativas, que regulam a segurança nas edificações. “Como estamos numa fase de revisão da IN 28, que gere a atividade dos brigadistas, o treinamento também possibilitou visualizar possíveis ajustes na regulamentação atual”.

Além do Corpo de Bombeiros Militar, das empresas Shopping Via Catarina, Slaviero Hotéis e Supermercado Giassi, também participaram do simulado a Defesa Civil Municipal, a Guarda Municipal de Trânsito e representantes da empresa SC Gás.

Texto: Krislei Oechsler

Jornalista-CCS-CBMSC