PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (331 palavras)

Confira a programação de 92 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

Em 26 de Setembro, Santa Catarina comemora 92 anos da implantação do serviço do Corpo de Bombeiros Militar. As atividades de socorro e combate a incêndios foram iniciadas efetivamente no ano de 1926, com a inauguração da Seção de Bombeiros da Força Pública, sediada no Centro da Capital, na Rua Tenente Silveira. Naquela ocasião, a unidade dispunha de duas bombas a vapor e duas bombas de água manuais que abasteciam as mangueiras, além de escadas para acessar os andares superiores de edificações acometidas por incêndios.

 

 

 

Em junho de 2003, o Corpo de Bombeiros Militar ganhou autonomia administrativa e financeira, ampliando a cobertura e os serviços de atendimento no estado. Atualmente, são 135 municípios com o serviço do Bombeiro Militar, que tem um efetivo de cerca de 2.600 profissionais, entre praças e oficiais. Muitas atividades são realizadas em parceria estreita com a população por meio da formação de pessoas da comunidade no programa Bombeiro Comunitário, para atuação voluntária em parceria com os militares, nas mais diversas situações.

 

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM João Valério Borges, explica que em todo estado mais de 15 mil pessoas já foram formadas nos cursos e programas oferecidos gratuitamente à comunidade. “O mais importante nem sempre é a atuação destas pessoas dentro dos quarteis, mas a mudança de comportamento, passando a adotar posturas mais seguras nas famílias e nas comunidades onde residem. Com isso, o Corpo de Bombeiros Militar ganha parceiros na prevenção de acidentes e incêndios”.

 

 

A programação da Semana do Aniversário da instituição contempla solenidades de homenagens aos Bombeiros tombados durante exercício profissional, lançamento de livro, homenagens e medalhas aos militares e autoridades que se destacam na prestação dos serviços à comunidade, além de eventos públicos envolvendo a comunidade e o público infantil.

 

Confira a programação completa:

 

 

 

Créditos: Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Arte: Tiago Moritz- Soldado BM

Fotos: Jackson Jacques- Soldado BM

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar.

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193