PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (377 palavras)

Semana Nacional do Trânsito: Bombeiros participam de blitz educativa

 

O Corpo de Bombeiros Militar com sede em Itajaí, em parceria com a Coordenadoria de Trânsito (Codetran), Samu, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e o Instituto Geral de Perícias (IGP) participou de uma blitz educativa na segunda-feira (24/09). Em virtude do Dia Nacional do Trânsito, comemorado em 25 de setembro, órgãos de segurança e alunos da rede municipal de ensino abordaram veículos e entregaram materiais educativos sobre condutas preventivas no trânsito. No dia 24, mais de 500 pessoas foram abordadas durante a blitz.

 

 

A ação foi uma iniciativa do Corpo de Bombeiros por meio do projeto “Cidadão Consciente”, do qual fazem parte os alunos do oitavo ano. Nesta atividade, os estudantes perceberam que apesar dos esforços dos órgãos de trânsito, muitos motoristas ainda cometem infrações, como a falta de uso do cinto de segurança por motoristas e passageiros – principalmente no banco de trás – e o transporte de crianças de maneira inadequada, sem a utilização de cadeirinhas ou bancos elevados.

Os materiais educativos entregues aos motoristas incluem temas como o transporte correto de crianças, direção sem bebida alcoólica, perigos do uso do celular ao volante, segurança na direção de motocicletas e incentivo a parceria dos condutores no convívio com os ciclistas e pedestres.

 

 

O Dia Nacional do Trânsito é celebrado por conta da criação do Código de Trânsito Brasileiro em 1997, com o objetivo de desenvolver a conscientização social sobre os cuidados básicos no trânsito. A educação de pedestres, ciclistas e condutores é a melhor ferramenta para minimizar o número de acidentes no trânsito, tornando-se um importante recurso no cumprimento da missão de salvar vidas.

 

 

Balneário Camboriú

Em Balneário Camboriú, Bombeiros Militares participaram de um simulado de resgate veicular e atendimento pré-hospitalar, realizado no último domingo (23/09). Com o tema “nós somos o trânsito”, equipes do CBMSC, Samu, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Agentes de Trânsito do município promoveram o simulado alusivo à Semana Nacional de Trânsito. A ação foi importante para conscientizar os cidadãos sobre as graves consequências causadas por acidentes de trânsito, além de reforçar a parceria e cooperação entre os diversos órgãos que trabalham juntos pela segurança e bem estar da comunidade.

 

 

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193