Termina em Itajaí mais uma edição do Seminário de Oficiais do CBMSC

Terminou nesta quinta-feira (9/8), a quarta edição do Seminário de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar. Entre as temáticas abordadas no último dia estão os aspectos políticos do estado e os cenários futuros da instituição. O comandante-geral, coronel BM João Valério Borges, encerrou as atividades no hotel Sandri, em Itajaí, agradecendo a presença dos envolvidos e avaliando positivamente as discussões durante os três dias do evento. O comandate-geral disse que as temáticas abordadas no evento foram selecionadas visando à reflexão dos Oficiais sobre o caminho já traçado pela corporação e quais outras ações que poderiam ser adotadas para aproximar ainda mais a comunidade do trabalho institucional, buscando melhorar sempre o serviço prestado.

Para firmar o compromisso da busca constante pela atualização e crescimento institucional, os Oficiais posaram para a foto coletiva, que encerrou o evento.

Confira as fotos do último dia do seminário, clique aqui. As fotos são de autoria do Soldado BM Jackson Jaques, fotógrafo do Centro de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros Militar

Outras temáticas abordadas durante o Seminário

Na tarde desta quarta-feira 8/8 as palestras ficaram centradas em ações para gestão do conhecimento institucional e estratégias que aproximam a atividade de voluntários ao Corpo de Bombeiros Militar. Uma palestra motivacional abriu a tarde desta quarta-feira. Proferida pela Professora Doutoranda Eliane Camargo Moreira, ela abordou aspectos linguísticos e comportamentais que podem ser adotados pelos Bombeiros para atendimento ou gestão do serviço público. Na sequencia, o Major BM Stein, que veio do Espírito Santo a convite do Corpo de Bombeiros Militar catarinense, falou sobre Gestão do Conhecimento como função estratégica institucional. Utilizando banco de dados e mapeamento de possibilidades para criação de núcleos de informações e melhoria da logística e das demandas institucionais, ele usou o exemplo do Corpo de Bombeiros capixaba para apresentar algumas alternativas viáveis aos Bombeiros Militares catarinenses.

Já o Professor Doutor Francis Petterini, economista, apresentou estatisticamente, com uso de dados extraídos de bancos do Corpo de Bombeiros Militar catarinense, como a inclusão da atividade de voluntários por meio dos Bombeiros Comunitários pode surtir efeitos benéficos, tanto no reconhecimento do público, como na logística necessária para tornar mais efetivo os atendimentos.

Encerrando as atividades de quarta-feira, o Tenente Coronel BM Charles Alexandre Vieira mostrou como seria possível encontrar ferramentas e informações estatísticas dentro das organizações que possam servir para embasamento na tomada de atitudes gerenciais.

Veja as fotos do segundo dia de palestras, clicando aqui.

No próximo ano o Seminário ainda não tem local para ser sediado, mas deverá acontecer novamente no início do segundo semestre.

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos- Soldado BM Jackson Jacques

Corpo de Bombeiros Militar.