PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (465 palavras)

Seminário reúne forças de segurança e de resgate em Santa Catarina

 

Ocorreu, nesta quinta-feira, 22, no município de Itajaí, um Seminário de Fortalecimento de Cooperação e Resiliências, que faz parte da Semana de Consciência de Proteção, onde uma série de eventos são realizados para que episódios como aquele da enchente no Morro da Baú, que completa 10 anos em 2018, não se repita mais no Estado. A palavra-chave do evento foi “integração”. O Secretário de Estado da Defesa Civil, o Cel BM João Batista Cordeiro Junior, as instituições podem ser sempre agregadores na prevenção e que a Defesa Civil vem funcionando principalmente como uma agência integradora. Durante o evento, houve exposição dos serviços oferecidos à população Catarinense para prevenir e conter tragédias - desde o Corpo de Bombeiros Militar e o SAMU até a Polícia Civil e o Exército Brasileiro. O Coronel João Batista abriu o evento com uma palestra sobre resiliência e os dez anos do evento no Morro do Baú. Além de expor equipamentos utilizados em urgências, a aeronave Arcanjo, da parceria entre CBMSC e SAMU, também pousou no local.

 

 

Todos os palestrantes e autoridades fizeram coro à integração no Estado de Santa Catarina. “Somos um Estado, afinal, estamos juntos no que é positivo e negativo” descreveu o Cel João Batista. A professora Maria Ester, que representou as universidades e escolas estaduais, foi assertiva de que estudos são feitos todos os dias, com análises minuciosas, para que possamos evitar desastres. Também aplaudiu o Catarinense por sua constante solidariedade e poder de reconstrução, mesmo diante da adversidade. Algo que o Deputado Estadual Milton Hobus endossou: “já fiz pronunciamento na assembleia durante a semana sobre o tema. Naquele episódio do Morro do Baú, 137 catarinenses foram vítimas de deslizamentos e da força da água. Hoje, estamos melhores, percebemos. E como o tempo corre rápido. Estamos mais próximos da população e eventos como este também sintetizam nossa preocupação no tema”, concluiu.

 

 

O Seminário feito no CentreEventos Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí, simboliza dez anos da maior tragédia ocorrida nos últimos anos em Santa Catarina, e a ânsia  por políticas nacionais e internacionais que impeçam desastres. A exposição dos serviços - o CBMSC demonstrou equipamentos, caminhões, além de enviar representantes e o cão bombeiro Ice - durou o dia todo e foi aberta à população. Integrantes do Corpo de Bombeiros, inclusive, receberam homenagens e medalhas pela participação nos salvamentos de dez anos atrás.

 

 

Foram eles:

Cel BM Venício Humberto Basadoma Dutra
Cel BM Paulo Della Giustina
Cel BM Aliatar Silveira
Cel BM Humberto Verani Depizzolati
Cel BM Sidney Carlos Pacheco
Cel BM Antônio Carlos Hartmann
Cel BM Anilson Nelson da Silva
Cel BM Emerson Neri Emerim

 

 

Créditos: Andrey Lehnemann - Jornalista. Fotos: Soldado BM Jackson Jacques
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193