Os treinamentos aconteceram em conjunto com as Secretarias de Educação dos municípios. Esse, proporcionou o treinamento de 610 funcionários, entre corpo docente, secretaria, manutenção e cozinha, juntamente com 6.301 crianças.
Nesses treinamentos foram abordados os seguintes assuntos: tetraedro do fogo, enfatizando que sem um dos elementos o fogo se extingue, os tipos de extintores mais comuns e suas finalidades, identificação de um extintor em condições de uso ou não, primeiros procedimentos a serem seguidos após a identificação de um princípio de incêndio e a utilização do extintor na prática.
Grande parte dos funcionários conseguiu utilizar os extintores de forma correta e em uma das escolas, após o treinamento, houve o relato de princípio de incêndio, o qual foi combatido pelos funcionários já treinados.
Segundo relato: "No dia 03 de agosto no final da tarde, por volta das 18:10, a escola já estava fechada, porém a diretora Sâmia e a servente Raquel estavam no local. A diretora escutou alguns estralos vindos de dentro do pátio interno, que pareciam vir da cozinha, perguntou para servente se tinha ficado alguém, em seguida começou a sentir um cheiro de queimado.
Foi aí que a servente correu para desligar o disjuntor geral da escola. Em seguida abrimos e procuramos o local do incêndio. Era no banheiro. Logo também veio um pai que estava no ginásio da escola ver o que havia acontecido. Foi então arrombada a porta e apagado o fogo, pois estava somente confinada em apenas um dos banheiros.
Depois de nos certificamos que não havia mais nenhum foco de incêndio, entrei em contato com a Diretora Tânia que veio ao local para ter certeza de que estava tudo certo. Também com a Dona Marilene, secretária de Educação, que se colocou à disposição para prestar auxílio à escola caso necessário."
Até o final de 2022 o CBMSC em Presidente Getúlio pretende realizar o mesmo treinamento em outros municípios da região do Vale Norte, que abrange Ibirama, Presidente Getúlio, José Boiteux, Dona Emma, Vítor Meireles e Witmarsum.
Créditos:
Texto: sargento Marcos Antonio Vieira
Imagens: Divulgação CBMSC/Presidente Getúlio
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina