PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (570 palavras)

Sete de Setembro na Capital: desfile coloriu passarela “Nego Quirido”

 

O sorriso dos “Bombeirinhos” expressa a alegria e o orgulho de participar do desfile cívico, em comemoração aos 196 anos da Independência do Brasil. A arquibancada da “Passarela Nego Quirido”, no Centro da Capital, foi tomada pelas famílias das crianças que desfilaram pelas escolas e associações e dos civis e militares das forças de segurança federais e estaduais, para acompanhar a passagem do desfile, nesta manhã ensolarada de sete de setembro.

 

Eram oito horas da manhã, quando o General da 14°Brigada do Exército Brasileiro, Ricardo Miranda Aversa, passou revista às tropas, como forma de conferir a formação dos pelotões para o início do desfile e de receber a saudação dos militares. Esta é uma tradição militar histórica, que remonta o período medieval e as batalhas napoleônicas, quando os generais passavam pelos combatentes como forma de averiguar os que estavam efetivamente prontos para o fronte.

 

 

Neste desfile, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina apresentou um batalhão de 450 bombeiros militares, sob o comando do Tenente Coronel BM Charles Fabiano Acordi.

 

 

Abrindo a passagem das tropas, a guarda de honra das bandeiras e do estandarte da corporação, símbolo do Corpo de Bombeiros Militar. Em seguida, desfilaram bombeiros das unidades operacionais da Grande Florianópolis, mais especificamente do 1° Batalhão de Bombeiros Militar, com sede na Capital, do 10° Batalhão de Bombeiros Militar, em São José, das diretorias e de funções ligadas diretamente ao comando-geral. Os guarda-vidas civis, contratados temporariamente durante os meses mais quentes do ano para salvaguardar a vida dos turistas e banhistas nas praias catarinenses, e os Bombeiros Comunitários, pessoas da comunidade treinadas para atuarem de forma voluntária em apoio aos militares, também desfilaram briosos. 

 

 

Também participou do desfile o efetivo do Centro de Ensino Bombeiro Militar, representado pela Academia Bombeiro Militar, com as turmas do Curso de Formação de Oficiais e o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, com o desfile das turmas de Cabos e Sargentos em formação. O uniforme histórico da corporação foi usado pelos cadetes do 2°CFO- Curso de Formação de Oficiais.

 

 

Para fechar a passagem dos Bombeiros Militares, veio o desfile motorizado. O som das sirenes dos caminhões de combate a incêndio, das ambulâncias e dos veículos de resgate chamaram atenção do público, que aplaudiu a passagem dos pelotões de Bombeiros. As crianças, filhos de militares, foram uma atração à parte, ocupando o interior das viaturas e dos botes de salvamento aquático.

 

 

As aeronaves Arcanjos 01 e 02 encerraram o desfile do Corpo de Bombeiros Militar ao sobrevoarem a arquibancada e a passarela "Nego Quirido", tirando aplausos e suspiros dos presentes.

 

 

Breve Histórico

O Corpo de Bombeiros Militar foi criado em 26 de setembro de 1926. Atualmente, possui um efetivo de 2.686 (dois mil seiscentos e oitenta e seis) bombeiros militares e está presente em 135 (cento e trinta e cinco) municípios catarinenses, atuando na prevenção a sinistros e no atendimento das mais diversas ocorrências de combate a incêndio, resgates e salvamentos. Na área de atendimento pré-hospitalar atua em parceria com o SAMU.

 

 

 

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina - 92 anos Salvando vidas e construindo comunidades mais seguras!

 

Acesse mais cliques do desfile acessando a galeria de fotos: clique aqui

 

 

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos: Jackson Jacques- Soldado Bombeiro Militar

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193