2º BBM realiza simulado de resgate veicular em Curitibanos

Um simulado de acidente de trânsito com vítima presa nas ferragens, seguido de incêndio no veículo movimentou a cidade de Curitibanos na tarde do último sábado (29). Durante a atividade, os Bombeiros Militares demonstraram para a população um pouco da rotina enfrentada neste tipo de ocorrência, apresentando na prática os principais desafios encontrados diante de um cenário de acidente veicular. O simulado foi promovido pelo 2º Batalhão Bombeiro Militar, com o apoio da Polícia Militar e da Prefeitura local.

O simulado de acidente de trânsito fez parte das comemorações pelos 92 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O público concentrou-se na praça em frente à Prefeitura para acompanhar a encenação do acidente, desde o acionamento das equipes do Corpo de Bombeiros Militar, deslocamento até a cena e o atendimento efetivo da ocorrência.

O público acompanhou de perto o progresso das etapas de resgate, com a narração das cenas através do sistema de som. Ao chegar no local do acidente, os Bombeiros Militares realizaram o dimensionamento da cena, eliminaram os riscos às equipes de socorristas e resgatistas e efetuaram a abertura de acesso para que um socorrista entrasse no veículo. Após a avaliação da vítima, o socorrista realizou a imobilização da cervical, a fim de evitar maiores danos ao paciente.

Utilizando tesouras específicas para este tipo de ocorrência, os Bombeiros realizaram o corte das colunas laterais do veículo e retiraram o teto para que fosse feita a extração da vítima em “Ângulo Zero”, técnica em que a coluna cervical do paciente não sofre rotação, evitando o agravamento de possíveis lesões. Todos os procedimentos foram realizados de forma que o público pudesse acompanhar as etapas que compõem este processo.

Após o simulado de resgate, as equipes do CBMSC iniciaram um incêndio no estofamento do veículo para demonstrar mais um risco que os resgatistas e socorristas estão expostos neste tipo de ocorrência. As chamas foram contidas pelos combatentes que estavam de prontidão no local.

Este tipo de atividade é de extrema importância para o Corpo de Bombeiros Militar, pois além de aproximar a comunidade das atividades bombeiris, demonstra na prática todo o empenho e trabalho empregados no atendimento à resgates veiculares, servindo também como treinamento para as equipes do CBMSC.

Créditos: Aspirante BM Wagner Medella de Santana - B5 – 2º Batalhão Bombeiro Militar