SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DO BOMBEIRO BRASILEIRO EM LAGES

Na sexta-feira, 07, foi realizada, no quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Lages, uma solenidade alusiva ao Dia do Bombeiro Brasileiro. O evento contou com os seguintes atos: entrega de equipamento, entrega de medalhas, entrega do título honorífico Amigo do Bombeiro, formatura de Bombeiros Mirins e formatura de Bombeiros Comunitários.

A solenidade contou com a presença do coronel Renaldo Onofre Laureano Junior, subcomandante-geral do CBMSC, do comandante da 2ª Região Bombeiro Militar, coronel Paulo Diniz Arruda Nunes, autoridades civis e militares, bem como familiares e comunidade escolar da região.

Entrega de medalhas

Foram agraciados 15 bombeiros militares com a Medalha de Mérito por Tempo de Serviço em sua categoria prata e bronze, dois bombeiros militares com a Medalha de Salvamento Aquático Coronel Carlos Hugo Stckler de Souza e um bombeiro militar com a Medalha de Mérito do Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar.

O destaque foi a entrega de Medalha por Mérito Cruz de Bravura Bombeiro Militar ao 2º sargento Andrino Costa. A condecoração se destina a premiar o bombeiro militar que tenha agido com coragem e audácia incomuns. O sargento Andrino arriscou a própria vida para salvar uma feminina que estava sendo arrastada pela correnteza do Rio Carahá, em Lages. Andrino se lançou em meio às correntezas, de farda operacional, portando apenas um par de nadadeiras e sem mais nenhum EPI, dada a urgência da situação.

No ato, foi enaltecida a coragem e a audácia do militar, que foram merecidamente reconhecidas, mediante a sua promoção por ato de bravura.

Entrega de equipamento

Foi realizada a entrega de uma aeronave remotamente pilotada (Drone), que foi adquirida com recursos do termo de cooperação técnica N° 53/2020, entre o Ministério Público de Santa Catarina e o CBMSC. O valor do investimento foi de R$56.190,00 (cinquenta e seis mil, cento e noventa reais).

Entrega de título honorífico Amigo do Bombeiro

O CBMSC instituiu o título de Amigo do Bombeiro com a finalidade de distinguir pessoas físicas e jurídicas que têm demonstrado apreço e amizade pela instituição, não medindo esforços em colaborar e auxiliar nos pleitos abraçados pela corporação.

Na solenidade, os seguintes agraciados receberam os diplomas do título:

- Rodrigo Minotto, deputado estadual;

- Onir Mocelin, coronel BM RR ex-Comandante-Geral do CBMSC e ex-Deputado Estadual;

- Fabrício Nunes, promotor da 11ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages e coordenador administrativo das Promotorias de Justiça de Lages;

- Katsumi Yamaguchi, vereadora do município de Lages;

- Adroaldo Tadeu Gonzatto, diretor da garagem da Prefeitura Municipal de Lages.

Formatura do Programa Bombeiro Mirim

O Bombeiro Mirim é um programa de apoio pedagógico e complementação educacional, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e, no primeiro semestre de 2023, contou com a parceria da Câmara Municipal de Lages, que selecionou os alunos por meio de eleição nas escolas convidadas a participar.

O principal objetivo do programa é propiciar a inclusão social de crianças de escolas públicas e privadas e o aprendizado de conhecimentos voltados à prevenção de sinistros, com carga horária total de 20 horas/aula.

Foram capacitados 32 alunos, que representaram suas escolas municipais e privadas, e que levarão os conhecimentos adquiridos para suas escolas e seus lares.

Formatura do Curso de Bombeiros Comunitários

Na solenidade, foram formadas duas turmas do Curso de Bombeiros Comunitários (CBC), os quais tiveram carga horária total de 414 horas/aula e somaram 24 alunos. Foi entregue a premiação aos primeiros colocados da 1ª e da 2ª turma.

Após o curso, o bombeiro comunitário está apto a auxiliar as equipes de plantão do CBMSC nas atividades operacionais ou a ela ligadas, bem como na propagação da cultura de prevenção à comunidade.

Ao final da solenidade, os presentes presenciaram o tradicional banho de batismo aos promovidos e formados.

Texto: cabo Janaina Candia Costa
Imagens: Câmara de Vereadores de Lages

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.