PESQUISAR

Blog de Notícias

5 minutos para leitura (1061 palavras)

SOLENIDADE ALUSIVA AOS 24 ANOS DO QUARTEL EM SÃO JOSÉ

Na tarde de terça-feira, 04, às 10h30min, aconteceu na sede do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10º BBM), em São José, a solenidade do 24º aniversário do batalhão, entrega de viaturas e equipamentos.

O evento contou com a participação do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Fabiano de Souza, do subcomandante-geral, coronel Renaldo Onofre Laureano Junior e do comandante da 1ª Região Bombeiro Militar, coronel tenente-coronel Jorge Arthur Cameu Júnior.



Aniversário do Batalhão

No dia 02 de julho de 1999, o município de São José contou com a primeira estrutura de um Corpo de Bombeiros Militar em seu município. Inicialmente subordinado ao batalhão de bombeiros militar da capital.

Em razão do crescimento econômico e social da região da Grande Florianópolis, o governador do estado, assinou no dia 02 de julho de 2009, data em que o Corpo de Bombeiros Militar de São José comemorou 10 anos de sua ativação, o decreto nº 2.430 que elevou a 1ª Companhia de Bombeiros Militar ao nível de batalhão, dando nova articulação a região metropolitana de Florianópolis e beneficiando, diretamente, 584.144 catarinenses, distribuídos nos 13 municípios sob circunscrição desta nova unidade de bombeiros militar. 



A missão do 10º BBM é prover e manter serviços profissionais e humanitários que garantam a proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente, visando proporcionar qualidade de vida aos cidadãos das 13 cidades abrangidas em sua circunscrição.

O batalhão em seus primeiros anos contava com apenas dezoito bombeiros militares, e hoje, 24 anos após sua criação, possui uma estrutura que conta com oito quartéis operacionais e administrativos, efetivo de 160 militares entre oficiais e praças, bem como 173 voluntários atuando como bombeiros comunitários, sempre prontos e dispostos a servir.


Entrega de viaturas e equipamentos

Em consonância com o plano de comando "Rumo ao Centenário 2023-2026", buscando implementar tecnologia móvel para a realização de vistorias de segurança contra incêndio, a fim de proporcionar maior agilidade e eficiência no atendimento realizado, o CBMSC adquiriu tablets a serem utilizados pelos vistoriadores.

Em vistorias realizadas, o CBMSC precisa contar com a experiência de seus profissionais para realizar as ações com agilidade e eficiência, aumentando assim a qualidade do atendimento. Porém, tão importante quanto a qualidade dos profissionais, é o fornecimento de materiais que possibilitem que os bombeiros atuem de forma eficaz.

Por esse motivo, a corporação adquiriu dois veículos Fiat Argo, para serem utilizados pelo Serviço de Segurança Contra Incêndio (SSCI). Esses veículos adicionais aumentam consideravelmente a agilidade nos deslocamentos para vistorias, permitindo uma abrangência maior nos atendimentos preventivos. Além disso, a renovação da frota é fundamental para garantir o bom funcionamento dos equipamentos e a segurança dos profissionais envolvidos nas operações. Com a redução dos custos de manutenção, podemos direcionar recursos financeiros para outras áreas prioritárias, fortalecendo ainda mais a capacidade de resposta do CBMSC perante os desafios enfrentados diariamente. Essas novas viaturas representam um investimento estratégico que contribui para o aprimoramento contínuo dos serviços prestados à população.



Somados, o investimento em equipamentos e viaturas totalizou R$180.000,00 reais.


Entrega de material para a Força-Tarefa 10 (FT-10)


A Força-Tarefa (FT) é a reunião de uma equipe de bombeiros militares com habilidades técnicas específicas. Esta equipe tem uma rápida capacidade de mobilização e deslocamento, além disso, os profissionais são treinados para respostas de busca e resgate em desastres ou calamidades públicas.

Visando a estruturação da FT-10, conforme prevê o Plano de Comando, foi realizado um investimento em equipamentos na ordem de R$ 217.480,00 reais, deixando a FT ainda mais preparada para dar resposta em situações de desastres.

Na data de hoje estão sendo entregues os seguintes equipamentos:

2 botes infláveis para ocorrências de busca e salvamento em inundações e enxurradas;
16 roupas de neoprene;
16 capacetes de proteção para águas rápidas;
16 luvas de neoprene;
16 botas de neoprene;
12 capacetes multimissão para a FT;
4 lanternas Fire Vulcan;
10 lanternas de ângulo reto;
Material de salvamento em altura;
32 roupas multimissão.


Entrega de título honorífico amigo do bombeiro

O CBMSC instituiu o título de amigo do bombeiro com a finalidade de distinguir pessoas físicas e jurídicas, que com o passar do tempo tem demonstrado apreço e amizade pela instituição, não medindo esforços em colaborar e auxiliar nos pleitos abraçados pela corporação. As personalidades agraciadas com essa honraria são dignas do nosso maior respeito e do nosso melhor agradecimento.

Nesta solenidade receberam os diplomas:

O prefeito de São Pedro de Alcântara, Charles da Cunha, tem sido um valioso parceiro da 1ª Companhia de Bombeiros Militar. Desde sua posse em 2021, ele tem apoiado os projetos sociais do CBMSC em seu município, cedendo espaços nas escolas e incentivando a participação dos alunos e professores. Além disso, o prefeito tem trabalhado para renovar o convênio com o CBMSC por mais cinco anos, fortalecendo a atuação dos bombeiros em São Pedro de Alcântara. Expressamos nossa gratidão ao prefeito Charles por seu importante apoio e reconhecimento;

O senhor Denis Uesono Costa, líder do Programa Universal nas Forças Policiais (UFP), que oferece apoio espiritual e social aos profissionais que arriscam suas vidas em benefício da população. Ele realiza visitas mensais aos quartéis, proporcionando momentos de reflexão espiritual e palestras preventivas sobre temas relevantes. Além disso, o pastor Denis oferece cultos e assistência pastoral. Sua dedicação foi reconhecida com a indicação e homologação para receber um importante título do CBMSC, em virtude de sua valiosa contribuição no âmbito da assistência espiritual, social e valorização humana.



O evento foi concluído com uma breve confraternização, quando o bolo alusivo aos 24 anos do batalhão foi distribuído entre os convidados, simbolizando a união e o compartilhamento de momentos especiais.


 

Link para acesso das fotos do evento: acesse aqui


Créditos:
Texto: estagiário Fabricio Nobre Reck
Imagens: Divulgação CBMSC/São José
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193