O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou, nesta quinta-feira, 28, a solenidade de passagem de comando da 2ª Região Bombeiro Militar (2ª RBM). O evento ocorreu na sede do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, em Lages, e também incluiu a entrega de medalhas e homenagens.
O comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves, presidiu a cerimônia, que contou com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares que acompanharam a promoção de praças da corporação.
O coronel Paulo Diniz Arruda Nunes, que encerrou sua gestão à frente da 2ª RBM, transmitiu o cargo ao tenente-coronel Marco Antônio Eidt. A troca simboliza a continuidade das tradições e o compromisso com a gestão dos serviços operacionais e administrativos da região, que abrange 87 municípios, 42 quartéis e mais de 1.800 bombeiros, entre militares e civis.
Outro momento de destaque foi a entrega do Título Honorífico Amigo do Bombeiro, destinado a personalidades que contribuíram para o fortalecimento da corporação. Os homenageados foram Carlos Eduardo De Liz, ex-presidente da ACIL – Lages, e Kaio Henrique Coelho do Amarante, professor e reitor da Uniplac.
Além disso, medalhas de mérito foram conferidas a bombeiros militares como reconhecimento por anos de dedicação e ações de destaque. A solenidade também incluiu a promoção de praças e homenagens a dois militares que ingressaram na reserva remunerada após longas carreiras no CBMSC: o subtenente Assis Francisco Lunardi e o 2º sargento Márcio Antônio dos Santos.