PESQUISAR

Blog de Notícias

10 minutos para leitura (2029 palavras)

CBMSC CELEBRA FORMATURA DE SARGENTOS, HOMENAGEIA OS BATALHÕES QUE ATUARAM NAS ENCHENTES E ENTREGA O FARDAMENTO PARA OS SOLDADOS EM FORMAÇÃO

No começo da manhã de quinta-feira, 14, no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), foi realizada uma solenidade para marcar a formação de 101 sargentos. Durante o evento, foram realizadas homenagens aos integrantes dos Batalhões que atuaram durante as enchentes que assolaram Santa Catarina e entregues os equipamentos de proteção individual (EPI) e as fardas aos alunos do Curso de Formação de Praças, um marco na conclusão de uma etapa da formação.

Em sua fala o governador Jorginho Mello ressaltou a importância da corporação para o Estado "Pude acompanhar de perto o trabalho do Corpo de Bombeiros atuando nos desastres causados pelas chuvas em Santa Catarina. O carinho, a empatia, o zelo pela vida humana e pelo patrimônio das pessoas. Sofrendo junto, acolhendo, ajudando, então eu tenho muito orgulho do nosso Corpo de Bombeiros. Agora a maior temporada de verão, somos nós que vamos fazer. A maior segurança em praias, nos municípios, que serão acolhidos e protegidos por todas as forças de Segurança. Assim, as pessoas que vem pra cá estarão seguras e voltarão para as suas casas falando bem de nós" afirma.

Para o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Fabiano de Souza, a manhã de hoje celebrou três atos de extrema importância para a corporação. "Além da formatura dos novos sargentos, homenageamos aqueles que não mediram esforços para servir a população catarinense durante as enchentes e celebramos com muita satisfação a entrega do fardamento operacional dos nossos alunos-soldados que irão reforçar o efetivo durante a Operação Veraneio 2023/2024 em que o interior seguirá com a mesma qualidade do serviço e teremos um reforço histórico no litoral catarinense, ", enalteceu o coronel. 


Formatura do Curso de Formação de Sargentos

Por meio do Curso de Formação o militar fortalece e conserva o seu respeito aos símbolos nacionais e aos ritos da corporação. Este curso possibilita a gradual ascensão na carreira, a renovação da tropa e a atualização dos conhecimentos nas rotinas operacionais e administrativas.

Os 101 novos sargentos que se formaram nesta manhã foram capacitados na modalidade híbrida durante 03 meses, com o desenvolvimento de doze disciplinas em um total de 340 horas/aula. O curso iniciou em 11 de setembro e encerrou no dia 08 de dezembro, visando à definição das competências do sargento e trazendo como premissa a manutenção da progressão do conhecimento. 



Missão Humanitária do Canadá e Atendimento aos desastres naturais no Sul do país

Em agosto, uma equipe brasileira atuou em uma Missão de Cooperação Humanitária no Canadá, apoiando no combate aos incêndios florestais que afetaram o país. Foram mais de 30 dias de trabalho e o cabo Kleber Souza Carneiro representou o CBMSC nessa nobre missão.

Em 2023, o Sul do Brasil foi severamente castigado pelos fenômenos climáticos, resultando em estragos em diversos municípios. Em setembro o Rio Grande do Sul foi fortemente atingido e, por isso, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foram deslocadas para prestar apoio e atendimento aos cidadãos mais necessitados. Para essa missão, no Vale do Taquari, foram empregados 82 bombeiros militares, 05 cães de busca e resgate, 05 embarcações, 11 viaturas 4x4, 03 caminhões, uma mini escavadeira, um helicóptero, drones e uma viatura adaptada ao serviço de cães.

Em outubro e novembro foi Santa Catarina que sofreu com o excesso de chuvas, ocasionando diversas enchentes, especialmente na região do Alto Vale. Por isso, todos os Batalhões do CBMSC se mobilizaram para ajudar a todos que precisavam, fossem pessoas ou animais. Foram realizados mais de 3 mil atendimentos, com mais de 2 mil bombeiros empenhados. Todas as equipes de Força-Tarefa (FT) atuaram, feito que nunca havia ocorrido desde a criação em 2011. Com isso o CBMSC reforçou a sua potencialidade a potência de resposta e a força humanitária da corporação, empenhando todos os seus recursos e esforços para atender todos que precisavam.



Entrega dos fardamentos e EPI

No dia 07 de agosto, com a autorização do governador do estado, Jorginho Mello, foram incluídos para o Curso de Formação de Praças do CBMSC 262 alunos que se encontram em formação distribuídos em 08 pelotões no Centro de Ensino Bombeiros Militar e nas Unidades de Ensino Fora da Sede (UEFS) localizados nos municípios de Curitibanos, Blumenau, Lages, Chapecó, Joaçaba e Rio do Sul.

Após a conclusão dos módulos operacionais de atendimento pré-hospitalar, combate à incêndio estrutural, resgate veicular e noções de salvamento aquático, os alunos que até o momento usavam uniforme de aluno, receberam hoje, o fardamento operacional que marca a conclusão de mais uma etapa de formação.

No próximo sábado, 16, os alunos iniciam o estágio operacional supervisionado de 408 horas e atuarão nos quartéis do Estado como um reforço ao efetivo para a Operação Veraneio 2023/2024, maior operação do CBMSC.

Durante a solenidade, de forma inédita, os 262 alunos em formação receberam o equipamento de proteção individual (EPI) de combate a incêndio. Este investimento foi feito pelo governo do Estado, por meio do Fundo a Fundo da Secretaria de Segurança Pública (SSP), totalizando um investimento de R$1.977.000,00 (um milhão novecentos e setenta e sete reais).

Os padrinhos e madrinhas dos alunos realizaram, também, a entrega da biriba, com o nome de guerra, para compor o uniforme operacional, bem como o capacete de combate à incêndio. 



Homenagem ao nome da turma

Todas as turmas que encerram a sua trajetória de formação nos cursos do CBMSC escolhem um nome, que por exemplo ou prática, inspiram os formandos. A homenageada desta vez foi a Subtenente Bombeiro Militar RR Adriana Clarice Silva Parréla. Ela é natural de Rio do Sul e ingressou na carreira militar em abril de 1984, na Polícia Militar, na segunda turma de sargento feminina. Em 2003 veio para o CBMSC e foi para a reserva em dezembro de 2009. Como Policial Militar atuou por 20 anos em Florianópolis no pelotão da PM Feminina e na cidade de Itajaí no 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM) no Pelotão de Operações Especiais.


Homenagem ao Paraninfo

Neste ato os formandos prestaram uma homenagem ao subtenente BM RR Paulo Estevam da Costa, escolhido para ser o Paraninfo da turma. A homenagem foi entregue pelo Governador do Estado, Jorginho Mello, pelo Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza e pelo sargento Bruno Édio Nunes.

O subtenente BM RR Paulo Estevam é natural de Curitiba, no Paraná, e foi admitido no 4º Batalhão de Polícia Militar (4BPM). Foi o 1º colocado no Curso de Formação de Soldado (CFSD) e trabalhou por 02 anos na 2º Companhia do 4BPM, em Florianópolis. Participou do Curso de Formação de Sargentos (CFS) em 1995, concluindo em 5º lugar. Foi deslocado para Rio do Sul para atuar no 13ºBPM, onde permaneceu até 2004. Neste mesmo ano ele foi transferido para o CBMSC, permanecendo em Rio do Sul executando atividades administrativas e operacionais. Ainda em 2004 retornou para Florianópolis para exercer atividades na Diretoria de Recursos Humanos, onde iniciou seu aprendizado em relação ao Sistema de Recursos Humanos, o qual é referência na corporação até os dias atuais.

Em 2021 ingressou na reserva remunerada e retornou pelo CTISP em fevereiro do mesmo ano. Passados 18 anos o subtenente ainda exerce suas atividades na Diretoria de Pessoal e atualmente é usuário do atual SIGRH. Ele contribuiu para a formação dos sargentos como instrutor da disciplina de Sargentação e Secretaria, atividade essencial para atuação dos sargentos.



Homenagem ao Patrono

O empresário Edmilson Zanatta foi escolhido como Patrono da turma e recebeu homenagem das mãos do governador do Estado, do Comandante-Geral do CBMSC e da sargento Fernanda Veiga de Souza. O homenageado é CEO da Farben Tintas, de Içara, e esteve entre os destaques do Prêmio LIDE 2023, finalista na categoria Líder Empresarial. Além disso, participou do Projeto Golfinho, incentivando esta importante ação do CBMSC que reforça a segurança das crianças em ambientes aquáticos.


Prêmio Mérito Intelectual Assembléia Legislativa

Neste ato o sargento Vinícius Braun foi homenageado por obter o melhor desempenho no conjunto de disciplinas na área de ciências humanas e sociais do CFS.


Prêmio Ministério Público do Estado de Santa Catarina

O sargento Alberto Dal Piva Neto foi homenageado por obter o melhor desempenho no conjunto de disciplinas na área de direitos humanos do CFS. A entrega foi realizada pelo Coordenador da Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional, Promotor de Justiça Sandro de Araújo, que estava representando o senhor Fábio de Souza Trajano, na companhia do Governador do Estado, do Comandante-Geral do CBMSC e familiares.



Homenagens ao 1º colocado geral do curso

Após uma longa jornada de estudos e comprometimento, o CBMSC enalteceu o primeiro colocado geral do curso, o sargento Alberto Dal Piva, que alcançou tal colocação com média final 10.

O Prêmio Tribunal de Justiça de Santa Catarina foi entregue pelo Assessor do CBMSC no Tribunal de Justiça, coronel Deivid Nivaldo VIdal. Houve ainda a entrega dos prêmios da Associação de Militares Estaduais de Santa Catarina e da Associação de Praças de Santa Catarina (APRASC). A entrega principal contou com a Medalha "Cabo José Luiz de Andrade" e o Prêmio Mérito Intelectual CBMSC.

Tanto o Governador do Estado quanto o Comandante-Geral do CBMSC e familiareas do sargento acompanharam todas as entregas.

A Medalha Cabo José Luiz de Andrade é concedida pelo Governador do Estado e destinada a condecorar o Bombeiro Militar que obteve a primeira colocação no Curso de Formação de Sargentos, com média geral superior a nove, realizado pela corporação.

O Prêmio Mérito Intelectual Bombeiro Militar foi instituído pela portaria nº 142, de 24 de maio de 2011, com objetivo de estimular o desempenho acadêmico nos cursos de formação realizados pela Instituição.


Entrega das divisas e dos brevês

Simbolizando a conclusão do curso, padrinhos e madrinhas realizaram a entrega dos brevês aos sargentos e as dívidas aos novos sargentos do CBMSC. Para encerrar a solenidade, o tradicional batismo foi realizado com os sargentos como forma de celebrar, ainda mais, a etapa concluída.


 Confira aqui a cobertura completa.


Créditos:
Texto: Cristina Schulze - assessora de imprensa do CBMSC
Imagens: Soldado Eduardo de Souza e Soldado Murilo Damian
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193