PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (207 palavras)

Surf-Salva reúne surfistas e Bombeiros na Joaquina

 

O maior reduto de surfistas do estado, a praia da Joaquina, cedeu espaço também para Bombeiros nesta terça-feira (06/02), durante mais uma edição do programa Surf-Salva. O curso, que tem duração de um dia, tem por objetivo preparar surfistas para atuarem como socorristas em caso de vítimas de afogamento.

 

 

Além das técnicas de retirada de pessoas do mar, com uso da prancha, em caso de afogamento, os surfistas também aprenderam técnicas de reanimação cardiorrespiratória. As atividades foram acompanhadas pelo capitão Bruno Azevedo Lisboa, comandante do Grupamento de Busca e Salvamento- GBS, do Corpo de Bombeiros Militar, sediado na Capital.

 

 

O capitão Bruno explica que por frequentarem praias geralmente onde há mais movimentação marítima, em busca das melhores ondas, por vezes, os surfistas também acabam presenciando algumas cenas de risco ou de quase afogamentos. “Por isso, treiná-los para essas situações de emergência também podem nos ajudar a salvar vidas e a torná-los parceiros dos bombeiros e guarda-vidas a auxiliarem a evitar situações de risco”, explica.

 

 

Na Joaquina, o Sur- Salva reuniu mais de 20 surfistas. O curso foi dividido em aulas teóricas e práticas, coordenadas pelo Soldado Carneiro.

 

 

 

 

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista- CCS-CBMSC

Fotos: Capitão BM Bruno

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193