Tradição: Páscoa dos Militares é celebrada na Capital

Desde 1945, por concessão da Igreja, os militares cristãos comemoram a Páscoa em data diferente do calendário convencional. O motivo é manter uma tradição que começou com o fim da Segunda Guerra Mundial, quando os militares da FEB- Força Expedicionária Brasileira retornaram ao Brasil somente depois do período da Páscoa e ficaram sem celebrar a data. Dessa forma, a Páscoa dos militares passou a ser lembrada também no mês do agosto, que marca o retorno das tropas ao País com o fim da guerra. Na Capital catarinense as forças militares se revezam na organização das celebrações. Nesta terça-feira, 21 de agosto, a Páscoa dos Militares foi organizada pelo Corpo de Bombeiros Militar, em duas celebrações religiosas e cristãs, que reuniram no total cerca de 400 militares.

Na capelania da Polícia Militar, o Arcebispo de Florianópolis Dom Wilson Tadeu Jönck, e o Tenente Coronel PMRR, Padre Valdemar Groh, receberam os militares para uma celebração católica.

A celebração conduzida pelo Arcebispo relembrou a ressurreição de Cristo como forma de renovação dos hábitos de vida de cada um. “Deixar para trás velhos hábitos e renovar as atitudes mantendo a religiosidade durante o dever militar é o espírito que devemos buscar com a Páscoa”, disse.

Para conferir outras fotos da celebração religiosa católica, clique aqui.

Outra celebração religiosa reuniu os militares evangélicos no ginásio do Centro de Ensino Bombeiro Militar.

Conduzido pelo Presidente da União dos Militares Evangélicos de Santa Catarina- UMESC, coronel PMRR Pastor Emilson Carlos de Souza, pelo Vice-Presidente da associação, Sargento PMRR Arlindo Jose Rotta, pelo Capitão BM Darcio Arcelino Nunes Filho e pelo Sargento BM Charles Fernandes, o culto mencionou o sofrimento de Cristo na cruz durante os últimos dias. “Assim como Cristo, todos temos nosso calvário, nossa cruz para carregar, que são nossos desafios diários seja na família ou no trabalho”, disse o Sargento Charles durante pregação.

Para conferir outras fotos do culto evangélico, clique aqui.

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos no CEBM: Tiago Moritz- Soldado BM

Fotos na Capelania PM: Jackson Jacques- Soldado BM

Corpo de Bombeiros Militar.