No último sábado, 9, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em São João Batista realizou um treinamento de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). A instrução reuniu 24 bombeiros comunitários que atuam nos quartéis de São João Batista e de Tijucas. O objetivo da ação foi a atualização técnica do efetivo que presta o primeiro atendimento nas ocorrências da região.
Com carga horária de 8 horas, as atividades abordaram os procedimentos teóricos e práticos necessários para o socorro de vítimas de traumas e emergências clínicas. Os participantes revisaram os protocolos de suporte básico de vida, técnicas de controle de hemorragias, imobilizações e o transporte adequado de pacientes. O foco da instrução foi a revisão e a aplicação correta dos protocolos vigentes.
A capacitação periódica faz parte da rotina operacional da corporação. Como os bombeiros comunitários atuam no apoio direto às guarnições militares diárias, o treinamento prático e teórico assegura que o socorro prestado à população siga os padrões técnicos exigidos, mantendo a equipe devidamente preparada para os atendimentos de urgência e emergência.