TREINAMENTO DE RESGATE VEICULAR EM SÃO JOSÉ

Durante a última semana de Abril, foi realizado, na sede do 10º Batalhão (São José), o Treinamento de Resgate Veicular (TRVE). O treinamento foi ministrado pelo tenente Bonatelli, de São José, e o sargento Dirceu, de Santo Amaro da Imperatriz, com o apoio do tenente Martins e do cabo Nelson, todos com curso de instrutor de resgate veicular.

Ao todo, foram contemplados com o treinamento 50 bombeiros militares e comunitários, dos quartéis de São José, Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, Governador Celso Ramos, Rancho Queimado, Piçarras, Gaspar e do Centro de Ensino de Bombeiros Militar.

Após revisão do conhecimento teórico, com foco na rotina de resgate, foi possibilitado aos bombeiros o treinamento prático com ênfase nas ações de avaliação de cena, gerenciamento de riscos, prioritariamente em estabilizações avançadas, técnicas de desencarceramento e extração.

A capacitação visa criar cenários que proporcionem ao efetivo desenvolver estratégias de resgate veicular diante das peculiaridades presentes na área do Batalhão. Além disso, integra as ações de atualização e padronização de procedimentos operacionais, implantadas em Santa Catarina de acordo com a diretriz operacional vigente da corporação.

Durante o último dia de treinamento, foram apresentadas, no auditório da Prefeitura Municipal de São José, palestras sobre o assunto para o efetivo. No primeiro momento da manhã, o diretor da Hai Toyota, Daniel Conte, apresentou a perspectiva de desenvolvimento do setor automobilístico dos carros híbridos.

Logo após, o mecânico Doglas trouxe informações sobre a estrutura veicular dos modelos híbridos, como o posicionamento da bateria de alta tensão, mecanismos de desativação das baterias e identificação do modelo de veículo. Doglas explicou também as principais diferenças que podem haver entre uma montadora e outra, assim como a padronização adotada pela legislação para os veículos híbridos e elétricos.

Finalizando o assunto, o tenente João Eduardo trouxe informações sobre as dificuldades que um carro elétrico impõe na hora do resgate, concluiu-se que esses modelos serão encontrados frequentemente pelas equipes de serviço em um futuro próximo, impactando diretamente no atendimento do CBMSC.

Após sua apresentação, foi exposto aos participantes os modelos híbridos da marca, para que pudessem reconhecer os dispositivos indicados durante a palestra.

Na segunda parte da manhã, o capitão Lazarin, presidente interino da Coordenadoria de Resgate Veicular, apresentou dados sobre o histórico do resgate veicular em Santa Catarina e no Brasil, além do desenvolvimento da doutrina adotada pelo CBMSC durante os anos.

Logo após, tivemos a fala do Subcomandante-Geral, coronel Hilton Zeferino, sobre a prospecção da atividade na corporação, sendo o CBMSC uma referência no cenário brasileiro de resgate veicular. O Subcomandante-Geral também expôs para os presentes dados sobre aquisições de materiais comprados pela corporação, mais de 64 kits de resgate veicular. Além disso, como parte principal de sua fala, apresentou um projeto inovador a nível mundial, concebido em modelo de cooperação e gestão compartilhada que foi concebido pelo CBMSC, o Centro de Inovação em Resgate Veicular e Saúde (CIRS), que está em construção em Chapecó.

Texto: estagiário Fabricio Nobre Reck
Imagens: Divulgação CBMSC/São José