Treinamento desafia alunos Bombeiros Comunitários

Alunos do Curso de Formação de Bombeiros Comunitários (CFBC) da Organização Bombeiro Militar (OBM) de Monte Carlo, concluíram com êxito um treinamento operacional em Campos Novos. No último sábado (12), nove participantes, acompanhados por Bombeiros Militares, reuniram-se à 1h da madrugada na fazenda Gaboardi, interior do município, para início do treinamento.

18.10 TROMonteCarlo2

Organizado pelo Coordenador do Serviço Comunitário da OBM de Monte Carlo, Soldado BM Élder, o desafio colocou em prática as instruções recebidas durante o CFBC. Foram realizadas oficinas ministradas por Bombeiros Militares de Monte Carlo, com apoio de Bombeiros Comunitários, sendo:

18.10 TROMonteCarlo3

- Estabilização e acesso de vítima em ocorrência de deslizamento;

- Montagem do sistema de tirolesa e sistema de redução de forças para resgate de vítimas em ribanceira;

- Atendimento Pré-Hospitalar com meios de fortuna e transporte de vítima em local de difícil acesso;

- Técnicas de corte de árvores;

- Busca e resgate de vítimas em Espaço Confinado;

- Montagem de abrigo com meios de fortuna - uso de itens disponíveis para improvisação;

- Fio noturno - deslocamento durante a madrugada, sem iluminação, em que os alunos têm apenas um cabo para orientação ao destino;

18.10 TROMonteCarlo

Ao final do treinamento, o alunos foram instruídos sobre Busca Terrestre por meio de um simulado de busca de pessoa desaparecida, no qual realizaram a coleta de informações, investigação, e delimitação da área de busca. Utilizando as técnicas ensinadas, os alunos localizaram e resgataram a vítima com sucesso. As atividades foram encerradas no domingo (13), às 15h.

As intruções foram promovidas pelo Comandante da OBM de Monte Carlo, Sargento BM Amilton, Cabo BM Júnior, Soldado BM Dalmolin, Soldado BM Vilain, Soldado BM Thiago e Soldado BM Soares com apoio do Bombeiro Civil Profissional (BCP) Alcedir, BCP Roque BCP Correa e Bombeiro Comunitário Nathanael.

Créditos: OBM de Monte Carlo