TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA OPERACIONAL DO CURSO DE BOMBEIROS COMUNITÁRIOS EM QUILOMBO

No domingo, 24, os alunos do Curso de Bombeiros Comunitários (CBC) de Quilombo concluíram o Treinamento de Resistência Operacional (TRO).

Os alunos foram acionados às 22 horas da sexta-feira e deveriam se apresentar no quartel até a meia-noite munidos de seus apronais (itens e ferramentas para sobrevivência). No decorrer de aproximadamente 40 horas ininterruptas de instrução, foram submetidos a diversos testes físicos e psicológicos que irão lhes preparar para as ocorrências do dia a dia, além de privação quase total de sono e alimentação.

As atividades incluíram todas as áreas onde o bombeiro militar é incumbido de atuar, tais como atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio, salvamento em altura, salvamento aquático, entre outras, além de uma marcha totalizando mais de 30 km. Os alunos tiveram que passar por todas as atividades e missões compreendidas neste período, independente de condições como chuva, frio, noite, fome e sono.

Esta era a última matéria do CBC, e os 12 alunos estarão aptos a atuarem como bombeiros comunitários após concluírem seus estágios operacionais.

Um feedback repassado aos instrutores do curso através da aluna BC Venturin expressa muito bem o sentimento envolvido durante todo este trajeto de imersão em novos aprendizados vislumbrando um próspero futuro: "depois de um banho quente, de um prato de comida e umas horas de sono conseguimos enxergar o real sentido desse TRO. Enquanto tínhamos aula aos sábados, ficávamos imaginando o que seria esse treinamento e acreditando que passaríamos por isso com facilidade. Que engano da nossa mente. Foram horas difíceis, longas, exaustivas e que só tiveram fim porque nos apoiamos como equipe. Formou-se uma ajuda, uma preocupação pelo bem estar do outro que de nenhuma outra forma conseguiríamos aprender. Hoje queremos agradecer por essas horas exaustivas, queremos dizer obrigada a esse TRO, mas mais ainda queremos agradecer a todos os bombeiros que participaram direta e indiretamente da nossa formação. O que nos passaram é valioso demais e não conseguimos expressar em palavras a tamanha gratidão que temos por isso. O CFBC nos tornou pessoas melhores, mais sensíveis com o outro e mais fortes com as adversidades e também é claro, nos ensinou que não precisamos de barra de cereal pra sobreviver. Com certeza carregaremos as experiências e as palavras que cada um nos disseram nesses dias pro resto da vida. Obrigado por tudo e vamos em frente para as próximas batalhas."

Você também quer participar dos nossos cursos e poder atuar como bombeiro comunitário nos quartéis do CBMSC? Clique aqui e saiba mais.

Texto: cabo Jeferson Weirich
Imagens: Divulgação CBMSC/Quilombo