Entre os dias 31 de julho e 02 de agosto foi realizado no 1º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), em Florianópolis, o 1º Treinamento de Salvamento em Altura (TSAlt) de 2023. Ao todo, 14 bombeiros militares participaram do treinamento.
Durante o curso, os bombeiros receberam atualização sobre as mais recentes tecnologias e protocolos de resgate com cordas, voltados para o âmbito do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Ao longo dos três dias de treinamento, os militares tiveram a oportunidade de colocar em prática técnicas de resgate em operações de altura, incluindo oficinas de resgate de trabalhadores presos em locais elevados e resgate em altura utilizando maca, cesto e escada.
O ponto alto do treinamento foi a estreia da recém inaugurada Torre de Salvamento em Altura localizada no quartel do Estreito que serviu como cenário para simulações e exercícios práticos.
Sob a coordenação do 2º sargento Rodrigo Barreto de Sousa, o treinamento contou com apoio dos instrutores cabo Leandro Edson Daussen, cabo Guilherme Zanon, cabo Alex Gheno e soldado Thiago Thiesen de Souza que contribuíram para o sucesso da atividade totalizando 24 horas/aula de aprendizado intenso.
Essa iniciativa reforça o compromisso do 1ºBBM com a excelência em capacitação e preparo, garantindo que seus profissionais estejam sempre atualizados e aptos a enfrentar os desafios das operações de salvamento em altura com eficiência e segurança.
Créditos:
Texto: soldado Thiago Thiesen de Souza e bombeira comunitária Rita de Cássia Carreira
Imagens: soldado Thiago Thiesen de Souza
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.