TRÊS DÉCADAS APÓS O INCÊNDIO NO HOSPITAL DE CARIDADE, EM FLORIANÓPOLIS, CBMSC RELEMBRA OS DESAFIOS ENFRENTADOS DURANTE O ATENDIMENTO

No dia 05 de abril de 1994, Florianópolis foi palco de uma tragédia que está marcada na história da cidade e este ano completa 30 anos: o incêndio no Hospital de Caridade. A tragédia deixou destruição, mortos e a memória dos desafios enfrentados pelos bombeiros que atuaram neste combate que mobilizou também a comunidade.

Na madrugada daquela terça-feira, as chamas se alastraram entre as alas São Camilo e Senhor dos Passos de forma muito rápida, consumindo os andares que na época eram construídos em madeira. O fogo teria iniciado no segundo pavimento, na ala São Camilo, em um espaço que estava sendo usado como depósito de materiais, e rapidamente se alastrou até o piso superior, na ala Senhor do Passos, onde haviam 40 pacientes que estavam em tratamento de câncer.

Moradores do entorno se uniram aos bombeiros para resgatar as vítimas, mesmo isso significando risco às suas próprias vidas. O objetivo era um só: salvar o máximo de pessoas possível. Ao todo, 8.400m² foram destruídos.

O incêndio trouxe à tona as deficiências enfrentadas pelas equipes e a necessidade de mais recursos para a corporação, que na época tinha apenas 05 viaturas de combate à incêndio para atender os dez municípios da Grande Florianópolis.

O subtenente Jusinei Wilson Ferreira, que na época era soldado, lembra que a subida muito íngreme da rua acionou o ladrão do caminhão, alternativa de segurança para reduzir o peso em subidas, molhou a rua de paralelepípedo e com isso dificultou o acesso das demais viaturas por deixar a via muito escorregadia.

O sargento Adelso Aci dos Passos, veterano com 32 anos de serviço, também lembra a dificuldade de acesso à ladeira íngreme e revestida por lajotas que levava ao hospital. A falta de equipamentos adequados e a escassez de recursos também foram obstáculos adicionais enfrentados pelos bombeiros durante o combate ao incêndio.

Nesses 30 anos, a área de combate a incêndio evoluiu significativamente em termos de tecnologia, treinamento, estratégias de intervenção, quantitativo de viaturas e de efetivo. O CBMSC adotou equipamentos mais avançados, como respiradores autônomos, trajes de proteção térmica e ferramentas de resgate mais eficientes. Além disso, os protocolos de treinamento foram aprimorados para garantir uma resposta mais rápida e eficaz em situações de emergência.

Quanto aos sistemas preventivos, houve um aumento na conscientização sobre segurança contra incêndio e na implementação de medidas preventivas, como sistemas de detecção de incêndio, sprinklers automáticos e padrões de construção mais seguros. Na época do incêndio no Hospital de Caridade, as medidas preventivas eram menos abrangentes e rigorosas. A regulamentação de Segurança Contra Incêndio também passou por melhorias nesses últimos anos.

Vídeo: jornalista Felipe Filipini

Texto: soldado Guilherme Hulse e Cristina Schulze - Assessora de imprensa do CBMSC
Imagens: Biblioteca Pública de SC Família Guedes da Fonseca e arquivo do Hospital de Caridade
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.