PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (354 palavras)

Três novos cães de busca estão ativos no CBMSC

Nos dias 02 e 03 de fevereiro aconteceu, em Lages, a Certificação Estadual de Cães de Busca e Resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), na categoria Busca Rural. Esta foi a primeira vez que a serra catarinense recebeu uma edição da prova.

0402 certificação 07

“Nós vamos levar as provas de certificação para os Batalhões em que possuem o serviço de cães, para que o serviço seja cada vez mais conhecido nas regiões e também para que os cães tenham adaptação nos mais diversos terrenos e situações comuns ao estado de Santa Catarina”, explica o presidente da Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, Tenente-Coronel Walter Parizotto.

0402 certificação

Nesta prova três filhotes foram certificados e agora fazem parte da equipe dos cães do CBMSC, que totaliza nove labradores operativos, prontos para atuação.


Para que um cão fique ativo, de acordo com o novo regulamento internacional, é preciso que os binômios passem por três provas. A de nível V, que é para cães a partir de 15 meses, avalia as condições do animal durante a busca de uma vítima, além de passar por prova de obediência e destreza. Já a nível A tem duas buscas, uma noturna, uma diurna e ainda a prova de obediência e destreza, com um grau a mais de dificuldade, em relação a outra.

0402 cerificação 02

A arbitragem da prova foi realizada pelo Tenente-Coronel Walter Parizotto e o Capitão Alan Cielusinsky, ambos árbitros do Conselho Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CONABRESC).

0402 certificação 03

Os binômios - dupla entre bombeiro militar e cão de busca - aprovados nesta edição foram:

Soldado David Canever e cadela Léia, de Porto União, pertencente ao 9º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Canoinhas;

0402 certificação 05

Soldado Luciano Rangel e cão Orion, de Lages, pertencente ao 5º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Lages.

 0402 certificação 08

Soldado Guilherme Galli e cão Sasuke, de Otacílio Costa, pertencente ao 5º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Lages.

0402 certificação 04

Créditos:
Texto: Melina Cauduro – Jornalista
Fotos: Soldado Eduardo De Souza e Fom Conradi 
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193