Urussanga tem novo comandante

Com 30 anos de experiência no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), o 2º sargento Laércio Pedroso assumiu o comando do Grupo de Bombeiros Militar (GBM) em Urussanga. O ato de assunção foi realizado na manhã da quinta-feira, 18, e além disso, a solenidade contou com a entrega de uma viatura, um desencarcerador à bateria, para atuação em resgate veicular e a despedida do 1º tenente Rafael Melo Marques.

Aos 49 anos, natural de Criciúma, o novo comandante atuou boa parte de sua carreira na sede do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), em Criciúma, no atendimento operacional e com experiência no Serviço de Segurança Contra Incêndio. “Sempre busquei me basear em militares mais antigos, tirei um pouco de cada pessoa para poder ser o que sou hoje”, destacou. “Pretendo liderar o grupo da melhor forma possível, questionar, sanar as necessidades”, finalizou o sargento.

2602 cmt urussanga 2

O tenente Melo, que está atuando como ajudante de ordens do Comandante-Geral, em Florianópolis, destacou na despedida, as conquistas para o quartel do município. “Agradeço pelo tempo em que estive aqui e principalmente pelas conquistas de sustentabilidade, com a implantação do sistema de energia solar fotovoltaico e captação pluvial”, ressaltou.

2602 cmturussanga

O presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial e Comandante-Geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira, enfatizou o serviço prestado por ambos os militares. “Fico muito feliz em saber que o tenente Melo aceitou o convite de vir trabalhar comigo e mais ainda pela assunção do sargento Laércio, são pessoas de confiança e credibilidade para a instituição”, finalizou.

Entrega de equipamentos

Ainda na solenidade foi realizada a entrega de uma Caminhonete Pickup, Nissan Frontier Atack 4x4, no valor de R$ 196.000,00, adquirida através de convênio entre o CBMSC e a Prefeitura Municipal de Urussanga. Transformada em veículo de emergência, a viatura será utilizada em ocorrências de difícil acesso, onde viaturas convencionais não trafegam.

“A sociedade só tem a ganhar com essa nova aquisição. São poucos quartéis que possuem estrutura como a de Urussanga”, ressaltou o prefeito do Município, Luis Gustavo Cancellier. “O trabalho em conjunto é fundamental, ainda mais quando essa é uma das instituições com maior credibilidade no país”, finalizou.

Em parceria com o município de Cocal do Sul foi entregue também um conjunto de desencarcerador Holmatro Pentheon, composto por uma tesoura, um alargador e um cilindro expansor e nove baterias. O valor estimado é de R$ 305.000,00, mas a aquisição se deu através do Consórcio Interfederativo de Santa Catarina, no qual o município faz parte, a compra se deu no valor de R$ 120.000,00.

2602 cmt urussanga 3

O conjunto auxiliará no uso simultâneo das ferramentas com maior agilidade e segurança no manuseio, agregando então uma rapidez e eficiência nas emergências de resgate veicular.

Texto e imagens: Manuela Silva
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427