Na manhã de domingo, 02, um verdadeiro ato de heroísmo ocorreu na Praia Mole, em Florianópolis. Um surfista viu-se em apuros ao ser arrastado pela correnteza, e a equipe de guarda-vidas civis (GVC) entrou em ação para o resgatar.
Enquanto os GVC se preparavam para iniciar suas atividades diárias, avistaram o surfista lutando para chegar à praia sem sua prancha. Rapidamente, adentraram ao mar para fazer o resgate do surfista e acionaram apoio do resgate aéreo, por meio do número de emergência 193, solicitando a ajuda imediata.
Ao alcançarem a vítima, os guarda-vidas constataram que a vítima já estava inconsciente e em grau 6 de afogamento.
O helicóptero Arcanjo 01, com sua equipe especializada, chegou prontamente ao local para prestar assistência aos guarda-vidas que já haviam iniciado as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) e a oxigenoterapia. Foram intensos 22 minutos até que a vítima voltou a apresentar sinais vitais.
Durante todo esse tempo, os GVC e a equipe do Arcanjo trabalharam incansavelmente para trazer a vítima de volta à vida. Com dedicação e profissionalismo, perseveraram até que a vítima estabilizasse.
Após o sucesso da reanimação, a equipe do Arcanjo 01 fez o transporte da vítima até o heliponto na avenida Beira Mar Norte, deixando a vítima aos cuidados da equipe do Samu, e posteriormente sendo entregue a equipe médica do hospital Governador Celso Ramos onde recebeu os cuidados necessários.