Você ja montou sua equipe para o Desafio de Resgate Veicular?

Então se apresse que ainda dá tempo.! Bombeiros e profissionais de resgates interessados em participar de mais uma etapa no Desafio de Resgate Veicular terão até o dia dois de março para fazer a pré inscrição no evento, com envio do nomes dos integrantes da equipe e manifestação do interesse em participar, para os seguintes endereços de e-mails: 11_1cmt@cbm.sc.gov.br e 11_b3ch@cbm.sc.gov.br. As equipes poderão ser compostas por seis ou sete de integrantes. Diferentemente do evento de 2017, não haverá limite de vagas por Batalhões do CBMSC. Ou seja, uma determinada unidade poderá contar com várias equipes, desde que efetive suas respectivas inscrições em tempo hábil.

O interesse será recebido pelo 11°BBM e lançado em ordem cronológica no rol de equipes competidoras. Neste momento, a equipe terá acesso a todos os documentos pertinentes ao evento, como formulário de cadastro, regulamento e outros.

Sobre as inscrições:

A inscrição custa R$430,00 por participante, com inclusão de dois dias de alimentação nos dias de provas (20 e 21/04) e alojamentos. O valor foi calculado de modo a cobrir todos os custos operacionais e logísticos do evento e deverá ser depositado na conta da Associação de Bombeiros Comunitários de Joaçaba, Herval D'Oeste e Luzerna.

(Agência 3033; Conta Correte 12349-8, Banco SICOOB - 756; CNPJ: 03.497.279/0001-59)

A efetivação da inscrição somente acontecerá quando a equipe encaminhar o comprovante de depósito, para os endereços de e-mail: 11_1cmt@cbm.sc.gov.br e 11_b4@cbm.sc.gov.br.

Provas:

A 2° edição do Desafio será nos dias 20 e 21 de abril em Joaçaba e servirá como seletiva estadual para o campeonato nacional, que acontecerá em Curitiba, em julho próximo. Serão selecionadas 20 equipes, sendo 14 do CBMSC e 6 de corporações filiadas à ABVESC.

Os requisitos avaliados no Desafio de Resgate Veicular estão presentes nas Guias de Avaliação da Organização Mundial de Resgate . Para conhecer os quesitos acesse as guias clicando nos itens a seguir:

São três pilares de avaliação:

Comando,

Área Técnica (Resgate)

e Área Médica (APH) Standard e Complexa.

O Desafio consiste no atendimento de ocorrências divididas em três tipos: Manobra Rápida, Manobra Standard e Manobra Complexa. Normalmente, em função da dificuldade logística, são realizadas apenas duas manobras nos desafios em âmbito nacional. Os cenários são previamente sorteados por membros da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento, sendo que nenhuma equipe terá acesso previamente.

a) Manobra Rápida: 10 minutos de duração. 2 veículos. 1 vítima inconsciente (Encarceramento Tipo Físico I);

b) Manobra Standard: 20 minutos de duração. 2 veículos. 1 vítima consciente (Encarceramento Tipo Físico I);

c) Manobra Complexa: 30 minutos de duração. 2 veículos. 2 vítimas (Encarceramento Tipo Físico I e Encarceramento Tipo Físico II).

Para a realização das manobras são utilizados veículos totalmente descontaminados, sem combustível e óleo. Estes veículos são colapsados com emprego de maquinário pesado, visando tornar o cenário o mais próximo possível da realidade. São utilizados outros elementos como defensas, guardrails, postes, árvores e outros. Visando também a aproximação com a realidade das ruas, todas as vítimas são reais. São pessoas que realizam o curso de figuração e que também atuam como avaliadores da equipe de APH.

As equipes são compostas por 7 (sete) elementos: Comandante, Resgatista 1. Resgatista 2, Logística, Socorrista 1, Socorrista 2 e Suplente (caso queiram). Podem ser componentes das equipes: bombeiros militares, bombeiros civis profissionais, bombeiros comunitários, bombeiros voluntários e profissionais do SAMU.

Todas as equipes tem a sua disposição os equipamentos, ferramentas e acessórios de uma viatura de resgate - ABTR. Os conjuntos são idênticos para todas, exceto os desencarceradores, pois poderão optar pelos kits Holmatro ou Weber. Há uma possibilidade de levar equipamentos sobressalentes, itens que não estejam no Palco de Ferramentas disponibilizado pela Comissão Organizadora. Tais itens deverão ser acomodados numa caixa de transporte de alimentos que é conferida no momento do Check-in da equipe antes da realização da manobra. Não são conferidos itens que estão ajustados no cinto operacional do próprio bombeiro, ou seja, itens de uso individual.

Por ser um estado ativo junto à Associação Brasileira de Resgate e Salvamento, Santa Catarina possui duas vagas para o Desafio Nacional de Resgate, que neste ano ocorrerá no mês de julho, em Curitiba. Posteriormente, as quatro melhores equipes poderão participar do World Rescue Challenge 2018, na Cidade do Cabo - África do Sul.

Dúvidas poderão ser sanadas pelos endereços de e- mails: 11_1cmt@cbm.sc.gov.br e 11_b3ch@cbm.sc.gov.br.

Créditos: Informações 1°Cia/ 11° BBM