Voo pela vida: Arcanjos transportam mais um órgão para transplante

Os Arcanjos 01 e 03 - helicópteros do Corpo de Bombeiros Militar em parceria com o SAMU - realizaram na tarde desta terça-feira, 05 de Junho, mais uma missão de transporte de órgão, em apoio à SC Transplantes. O órgão (fígado) havia sido captado no Hospital São José, em Joinville e seria transplantado num paciente no Hospital Universitário, em Florianópolis. O Arcanjo-03 decolou de Blumenau, realizando o transporte do órgão de Joinville até Porto Belo, no aeródromo Costa Esmeralda,  onde foi interceptado pelo Arcanjo-01, que prosseguiu ao Hospital Universitário (HU) da Capital, onde aguardava o paciente a ser transplantado. A operação toda levou cerca de 55 minutos, entre apanhar o órgão em Joinville e entregar no hospital em Florianópolis. Via terrestre, o transporte poderia levar um tempo superior a 3 horas, dependendo do trânsito no momento, o que aumentaria o tempo de isquemia (prazo entre a retirada do órgão do doador e o seu implante no receptor).

Apenas este ano, já foram realizadas 13 missões de transportes de órgãos utilizando as aeronaves Arcanjos do Corpo de Bombeiros Militar, em parceria com o Samu.

Sobre os transplantes no estado

De acordo com informações do site SC Transplantes (www.sctransplante.sesaude.sc.gov.br), nos casos de doadores com morte encefálica foram recebidas até o mês de abril, em Santa Catarina, 184 notificações para doações. Destas, apenas 88 foram efetivadas. Os principais motivos para a recusa dos órgãos são a contraindicação clínica e falta de autorização da família.

Até o mês passado, foram realizados 323 transplantes no estado, sendo: 121 de córnea, 68 de rim (com doador falecido), 44 de fígado, 34 de esclera, 21 de medula óssea e os demais de ossos, pâncreas, válvula cardíaca e coração.

O Centro de Comunicação Social entrou em contato com o Diretor do SC Transplantes, Doutor Joel de Andrade, que ressaltou a importância do trabalho realizado pelos Bombeiros e demais instituições que favorecem o rápido transporte do órgão até o receptor: “o transporte de órgãos pelas aeronaves é essencial, pois viabiliza a realização dos transplantes. Nestes casos, o Bombeiro Militar atua em área diferente de suas funções primárias, (como combate à incêndio e socorro em acidentes), mas mantém seu objetivo de salvar vidas. Somos gratos por poder contar com essa logística, que é fundamental para o sucesso dos transplantes”.

É importante destacar que, somente no último mês, 517 pacientes estavam na lista de espera por um órgão compatível. O número de pessoas na fila de espera é bem superior ao de transplantes realizados em todo este ano no estado, 323.

Para ser doador, basta avisar a família e entes próximos. Um gesto simples que pode salvar várias vidas.

Créditos: Texto: Mônica Andrade- Estagiária - CCS-CBMSC

Informações e fotos: BOA – Batalhão de Operações Aéreas. Fonte: Dr. Joel de Andrade- gerente do SC Transplantes.