PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (433 palavras)

ALERTA VERMELHO EM GASPAR

Entre os dias 27 de junho e 02 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Gaspar, realizou a Operação Alerta Vermelho edição 2022.

A iniciativa estava inserida no conceito do "Dia do Bombeiro" (02 de julho) e da "Semana de Prevenção Contra Incêndios". A operação consistiu em visitação do efetivo em residências unifamiliares (principalmente), escolas e empresas a fim de realizar uma análise da segurança destas edificações, bem como de prestar esclarecimentos sobre os pontos vulneráveis do local e o que se pode fazer para evitar sinistros, notadamente no uso da energia elétrica, GLP, combustíveis, velas, fogões a gás e a lenha e os sistemas de segurança contra incêndio e pânico, corrigindo e intensificando a percepção de situações de risco da população.



Este ano, no quartel de Gaspar, o efetivo foi dividido por guarnições e equipes do setor de prevenção, aos quais foram delegados os bairros específicos e os tipos de edificações para cada grupo e dia da semana, respectivamente. Foram realizadas as visitas buscando conhecer a realidade das edificações da localidade e, de maneira cordial, orientar a população quanto aos cuidados a serem tomados. Também foram distribuídos folders com mensagens de prevenção contra incêndios, acidentes domésticos e o preenchimento de questionários de avaliação. 



Em adição, no dia 27, foram ministradas duas palestras em um grande edifício comercial da cidade (edifício Atitude). A primeira foi realizada no período matutino e a segunda no período vespertino. Foram ministradas noções de atendimento pré-hospitalar, combate e extinção de incêndio e noções de segurança contra incêndio. Além disso, também foi realizada a divulgação do Curso Básico de Atendimento de Emergências (CBAE), divulgação do Treinamento Básico de Atendimento de Emergências (TBAE) e divulgação do Curso de Bombeiro Comunitário (CBC), lembrando a comunidade local da presença institucional do Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina em Gaspar.


De modo geral, houve a percepção de que a operação conseguiu alcançar seu objetivo principal de minimizar e prevenir emergências por meio das orientações repassadas à comunidade. As ações proporcionaram uma aproximação maior com a comunidade envolvida e possibilitaram a disseminação do conhecimento e da cultura de prevenção.


Créditos:
Texto: soldado Aellyngton Palandrani da Silva e soldado Dyell Orelo de Souza
Imagens: Divulgação CBMSC/Gaspar
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193