PESQUISAR

3º BBM: Bombeiros Militares se reúnem com Perito Criminal do IGP

 

Na tarde da última quinta-feira (11/02), ocorreu em Blumenau, município sede do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, uma reunião entre representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e do Instituto Geral de Perícias.

O tema central da reunião foi a investigação de incêndio que tem sido realizada pela Corporação e, em especial, pelo 3º Batalhão de Bombeiros Militar.

Foi apresentado e entregue ao IGP a Diretriz de Procedimento Operacional Permanente nº 024/2013, que trata do serviço de investigação de incêndio e explosão realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar no Estado de Santa Catarina.

O destaque foi a previsão de atuação conjunta, entre os representantes do Corpo de Bombeiros e os peritos criminais do IGP, em ocorrências de incêndio nas quais tenha havido vítima. Também foi abordado no encontro a competência constitucional da Corporação no tocante à realização de perícias em incêndio e a busca interna pela retroalimentação do Ciclo Operacional de Bombeiro.  

Discorreu-se ainda sobre a recente formação do 28 peritos em incêndio e explosão no Corpo de Bombeiros Militar, os quais possuem a missão principal de coordenar as atividades de investigação de incêndio nas respectivas circunscrições dos batalhões em que atuam, buscando atender todo o estado de Santa Catarina.

Na ocasião, fizeram-se presentes o 2º Tenente BM Basílio, Perito em Incêndio e Explosão, o 2º Sargento BM Machado, Inspetor de Incêndio e o Senhor Ralf Klotz, Perito Criminal, Gerente Mesorregional do Instituto Geral de Perícias em Blumenau.

De acordo com o 2º Tenente BM Basílio, o objetivo principal da reunião foi atingido, uma vez que “o órgão local do Instituto Geral de Perícias pôde conhecer um pouco mais da atividade de investigação de incêndio do 3º Batalhão, o que, indubitavelmente, facilitará a comunicação e a sinergia entre as duas instituições”.

Crédito: 1º Tenente BM Renan César Vinotti Ceccato

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193