PESQUISAR

6ºBBM: Equipamento Beneficia Vistorias em São Lourenço do Oeste

A Seção de Atividades Técnicas (SAT) do Corpo de Bombeiros Militar de São Lourenço do Oeste, na circunscrição do 6º Batalhão BM, conta com um reforço importante para incrementar as vistorias dos Sistemas Preventivos Contra Incêndio em edificações. Graças ao empenho do Soldado BM Adelino da Silva Jesus, os vistoriadores têm agora um medidor de pressão estática e dinâmica à disposição para avaliar o Sistema Hidráulico Preventivo (SHP).

A peça, desenvolvida artesanalmente pelo militar, permite mensurar a pressão e vazão do SHP. Trata-se de dois adaptadores do tipo engate (storz/rosca) unidos por uma luva de metal, de mesmo diâmetro. Na luva, como nos medidores existente para a  venda no mercado, foi acoplado um manômetro.

Com o medidor é possível conectar a mangueira em uma das saídas e o esguicho no outro e, a partir da abertura do registro na gaveta do hidrante, mensurar a vazão da água que se desloca pela mangueira. Além disso, ao adaptar um manômetro em um esguicho modificado é possível também mensurar a pressão da água fornecida somente por gravidade (pressão estática).

A utilização do medidor permite que o vistoriador certifique-se que o sistema projetado e aprovado junto ao Corpo de Bombeiros Militar foi devidamente executado, garantindo condições adequadas de uso em caso de emergência e, com isso, maior segurança aos ocupantes da edificação.

Curta a página do CBMSC no Facebook: https://www.facebook.com/CBMSC

Receba notícias do CBMSC pelo Twitter: twitter.com/C_B_M_S_C

Acompanhe o Comandante-Geral no Twitter: twitter.com/comandocbmsc

Créditos: OBM de São Lourenço do Oeste

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193