8º Curso de Bombeiro Cinotécnico é realizado em Pernambuco

Pela primeira vez, o Curso de Formação de Bombeiro Cinotécnico do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) é realizado fora do estado de Santa Catarina. Ocorrido entre os dias 10 e 22 de Outubro de 2016, nas dependências do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (GBS/CBMPE) na região metropolitana de Recife/PE, o curso era muito aguardado por militares das corporações da região nordeste do país.

Com um total de 30 alunos, entre bombeiros militares e policiais, provenientes de corporações de 8 estados (AL, BA, CE, GO, MG, PE, PB, RJ) que, durante as duas semanas, se dedicaram a instru-ções envolvendo conhecimentos de busca, resgate e salvamento com cães, comportamento canino, busca e resgate em estruturas colapsadas, busca por restos mortais, em deslizamentos e muitas outras aplicações dos cães em buscas. Dentre os alunos se encontrava até o Tenente Coronel BM Guimarães, Comandante do GBS/CBMPE, demonstrando o compromisso da instituição com a de-dicação dos instrutores.

Na equipe de instrutores se incluíram Bombeiros Militares de vários Batalhões do CBMSC (Major BM Walter Parizotto e Cabo BM Moisés Kluska do 14º BBM, com sede em Xanxerê, Sargento BM Evandro Amorim do 7º BBM, com sede em Itajaí, Cabo BM Ronaldo Fumagalli do 2º BBM com sede em Curitibanos), assim como instrutores dos Corpos de Bombeiros Militar de Pernambuco, Alagoas, Goiás e Paraíba.

De acordo com o Capitão BM Antônio Barbalho, de Pernambuco: “O total empenho dos amigos do CBMSC fizeram esse sonho uma realidade em Pernambuco. Não há como mensurar a contribuição desses instrutores”.

Durante o decorrer do curso, as aulas envolveram um acampamento na região do município de Pau-dalho, local da Academia Militar do CBMPE. Ocupados em atividades diurnas que foram desde busca terrestre até aulas noturnas de busca rural com cães, os alunos passaram por uma rotina que representou as dificuldades da atividade de um Bombeiro Cinotécnico.

Esta foi a oitava edição do Curso de Formação de Bombeiro Cinotécnico do CBMSC e, em colabo-ração com outra instituição bombeiro militar, foi pioneira em permitir que o conhecimento e experi-ência do CBMSC pudesse ser levado a outra região do país.

Segundo o Major BM Parizotto, na cerimônia de encerramento: “Não é qualquer instituição que se despe de orgulhos e vaidades, permitindo que membros de outra corporação venham as suas insta-lações e instruam seu efetivo sem realizar nenhum tipo de supervisão ou controle sobre o conteúdo das aulas. Esta atitude do CBMPE é louvável e tem um nome: gestão”.

Na cerimônia de formatura se fez presente o Comandante-Geral do CBMPE, Coronel BM Manoel Francisco de Oliveira Cunha Filho, que assistiu um simulado da atuação de um binômio (cão) na localização de uma vítima de deslizamento. Agradecendo pela parceria disse que “Desde a constru-ção do canil do CBMPE com poucos recursos e muito esforço do efetivo, sob comando do Capitão BM Barbalho, via que o Cinotécnico é um Bombeiro dedicado e exemplar”. Com muito apreço, citou o Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin, colega de curso de mergulho da Marinha: “Estamos muito agradecidos com a colaboração permitida pelo Coronel BM Mocellin e pelo trabalho da equipe de cinotécnicos catarinenses, que são muito bem-vindos ao nosso estado e já estão convidados para uma próxima visita”.

Créditos: Major BM Walter Parizotto

Fotos: Cabo Ronaldo Fumagalli