95 ANOS DO CBMSC E 56 ANOS EM LAGES

Ocorreu nas dependências do Corpo de Bombeiros Militar de Lages - 5ºBBM, a solenidade alusiva aos cinquenta e seis anos do Corpo de Bombeiros Militar de Lages e aniversário de noventa e cinco anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O evento contou com a presença do Coronel Charles Alexandre Vieira, Presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, Prefeito Municipal Antonio Ceron e demais autoridades civis e militares, que contou com os seguintes atos: Entrega do título honorífico amigo do bombeiro, entrega de condecorações, promoção de bombeiros comunitários e inauguração da galeria de veteranos.

0610 lages

Amigo do Bombeiro

O título honorífico de amigo do Corpo de Bombeiros é reconhecido a pessoas e instituições que tenham contribuído para o engrandecimento moral ou material do Corpo de Bombeiros Militar e é regulado pela lei 13.385 de 22 de Junho de 2005. Nesta solenidade foram homenageados as seguintes entidades: 1º Batalhão Ferroviário, rádio Clube de Lages e Associação Empresarial de Lages.

O 1º Batalhão Ferroviário de Lages foi reconhecido pelos inestimáveis serviços prestados ao 5º Batalhão de Bombeiros Militar - Lages com a disponibilização de efetivo e maquinários cedidos ao 5º BBM para realização de obras nos quartéis da circunscrição do Batalhão.

“A rádio Clube de Lages completou no último dia 25 de agosto, 74 anos de existência. A sua longevidade representam a essência dessa tradicional emissora: A confiança e credibilidade” afirmou o Tenente Coronel Paulo Diniz Arruda Nunes, comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar. A rádio Clube de Lages sempre foi grande parceira do 5º Batalhão de Bombeiros Militar divulgando de maneira imparcial e responsável as ações deste Batalhão.

A Associação Empresarial de Lages (ACIL), sempre demonstrou alto nível de colaboração com o 5ºBBM atendendo a corporação com demandas de materiais, estruturais ou mesmo de representatividade. A ACIL Lages mantém cedido sem ônus ao Corpo de Bombeiros Militar de suas instalações físicas da área industrial, possibilitando assim um atendimento mais rápido para a população e as empresas instaladas naquela região.

0610 lages3

Entrega de condecorações

A entrega de medalhas, destina-se aos militares que se destacaram nas diversas atividades fim e meio do Corpo de Bombeiros Militar. Ao todo sete bombeiros militares do 5º BBM foram homenageados com as honrarias e por fim, prestaram continência à bandeira nacional sob o comando do militar agraciado mais antigo, o Coronel BM Ariovaldo da Silva Pacheco, Comandante da 2ª Região de Bombeiros Militar.

Inauguração da galeria de veteranos

A galeria de veteranos visa homenagear os bombeiros militares que ingressaram na reserva remunerada (aposentadoria dos militares), que após longos anos prestaram inestimáveis serviços à comunidade catarinense. A galeria é composta por “tijolos” com o nome dos militares aposentados, simbolizando a construção de uma parede firme e sólida que hoje é o Corpo de Militar de Santa Catarina.

0610 lages 4

Promoção de Bombeiros Comunitários

Na solenidade presidida pelo Comandante Geral do CBMSC, ocorreu também a promoção de Bombeiros Comunitários, que são agentes da comunidade local que prestam serviço voluntário ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o intuito da promoção é valorizar aquelas pessoas que dispõe do seu tempo - deixando muitas vezes seus compromissos pessoais - para atuar em prol da população lageana.

Texto: B-5 do 5ºBBM
Imagens: Divulgação CBMSC/Lages